São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holyfield, 44, perde combate por título, mas diz que não pára

Russo impede que americano conquiste pela 5ª vez o cinturão dos pesados

DA REPORTAGEM LOCAL

Evander "Real Deal" Holyfield, 44, fracassou em sua tentativa de se tornar campeão dos pesados pela quinta vez ao ser superado por pontos pelo russo Sultan Ibragimov, 32, ontem, em Moscou. Apesar da derrota, o americano disse ainda sobre o ringue que não irá se aposentar.
Ao ser questionado se esse era o final de sua carreira, que inclui também uma medalha olímpica e o título unificado dos cruzadores (categoria imediatamente inferior à dos pesados), Holyfield respondeu, com convicção, "não, não é".
Holyfield, 11º do ranking da Organização Mundial de Boxe e que ganhou a chance de enfrentar Ibragimov após a desistência de Sergei Liakhovich, afirma que o seu maior desejo é se aposentar como campeão unificado dos pesos-pesados.
A decisão em favor de Ibragimov foi unânime. Um dos jurados viu sua vitória por 118 a 110 e os demais, por 117 a 111.
O combate foi marcado pela estratégia. Ibragimov não aceitou a briga franca em nenhum momento e mostrou muito respeito pelo rival. Ao invés de partir para o ataque, preferiu girar ao redor do desafiante, lançar golpes esporádicos e rapidamente se afastar, sem dar chances para contra-ataques.
Holyfield, único tetracampeão dos pesados, por outro lado, durante todo o tempo caminhou na direção do russo. Porém, econômico, não desferia muitos golpes em uma tentativa de economizar energia.
Vez por outra, colocava golpes potentes no campeão, que conquistou o cinturão ao bater o americano Shannon Briggs.
Hoje, todos os campeões dos pesados são oriundos de células da ex-União Soviética. Oleg Maskaev, dono do cinturão do CMB, é russo. Wladimir Klitschko, da FIB, é ucraniano. A terra natal de Sergei Liakhovich, da AMB, é Belarus.
Antes da luta, o treinador de Ibragimov, Jeff Mayweather, prometera que o domínio do pupilo seria tal que Holyfield teria que se aposentar.
Holyfield tem agora 42 vitórias, 27 por nocaute, e 9 derrotas. Já Ibragimov registrou a sua 22ª vitória, 17 delas por nocaute, e 1 empate.
Após sofrer três derrotas seguidas, Holyfield teve a licença de pugilista suspensa pela Comissão Atlética de Nova York.
Após dois anos parado, voltou aos ringues em 2006, obteve quatro vitórias e retornou ao ranking, o que possibilitou o desafio a Ibragimov.


Texto Anterior: Compra: Ainda restam ingressos em 2 setores para a corrida do dia 21
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.