São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Notícias de lá e de cá


Osasco e São Caetano prometem grandes jogos, a partir de quinta, na disputa por vaga na final do Paulista

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

A SEMANA promete grandes jogos no Paulista. O Osasco, de Paula Pequeno, Thaísa, Sassá e Carol Albuquerque, inicia quinta a disputa por uma vaga na final com o São Caetano, do trio de ouro Fofão, Mari e Sheilla. A outra semifinal reúne hoje Pinheiros e Banespa.
O Osasco leva vantagem: trouxe Thaísa e Sassá do Rio. Contratou Lia, oposta do Brusque e revelação da última Superliga. O clube, que já tinha Paula Pequeno, Carol, Adenízia e Natália, ficou com um timão. Já venceu os dois torneios que disputou: a Copa Brasil e Copa Salonpas. Já o São Caetano sofre com a falta de conjunto: Fofão, Mari e Sheilla foram contratadas neste ano, voltaram de folga há pouco mais de uma semana e treinaram pouco com o grupo. Mas a equipe tem Fofão, melhor levantadora do mundo, e isso faz diferença. Mais: Sheilla e Mari têm um ataque poderoso.
Os dois times completos já se enfrentaram duas vezes na temporada: uma na final da Copa Brasil e outra no sábado, na última rodada da fase de classificação do Paulista. Nos dois, vitórias do Osasco. A tendência é que o Osasco volte a levar a melhor.
No masculino, o Pinheiros-Minas venceu ontem a Ulbra/Suzano por 3 sets a 0 na primeira partida, da série de três, da final. O destaque foi Rafinha, levantador que acelera muito o jogo e lembra Ricardinho. Sorte do oposto André Nascimento, que dá show quando recebe bolas rápidas.
Do Paulista para a Europa. A novidade é a transferência de chinesas para a Itália. A China, campeã olímpica em 2004 e bronze em 2008, tem tradição de manter as atletas no próprio país. Mas agora sua maior estrela, a levantadora Kun Feng, acertou contrato com o Novara.
Feng, 29 anos, chegou à glória nos Jogos de Atenas, quando foi eleita a melhor jogadora do mundo. Em Pequim, não foi tão brilhante: acabou em quinto no ranking das levantadoras. Fofão ficou em primeiro.
Feng vai vestir a camisa 2 que a consagrou na China. Estréia na próxima rodada do Campeonato Italiano. A ponteira Hao Yang, da seleção da China, seguiu o caminho de Feng.
Vai defender o Perugia, na Itália.

ITALIANO
O Pesaro, do técnico Zé Roberto e da ponteira Jaqueline, estreou com vitória no Italiano. Derrotou o Pavia por 3 sets a 1. Na semana passada, o Pesaro, atual campeão italiano, conquistou o primeiro título da temporada: ganhou do Bergamo e conquistou a Supercopa Italiana.

SURPRESA
Alerta nas categorias de base. A seleção juvenil masculina brasileira perdeu para a Argentina na decisão do Sul-Americano, em Poços de Caldas. O último título continental dos argentinos havia sido em 1982. O destaque do torneio foi o levantador Nicolas Uriarte, filho de Jon Uriarte, bronze em Seul-1988.

cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Ciclismo: Armstrong diz que corre Giro, pela 1ª vez
Próximo Texto: José Roberto Torero: Quando o amor acaba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.