São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mundial holandês já soma polêmicas

GINÁSTICA
Ídolo local, que usaria cocaína, é cortado, e Coreia do Norte é suspeita de alterar idade de atleta

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DE SÃO PAULO

Nem começou, e o Mundial de ginástica artística em Roterdã (HOL) já lida com duas grandes polêmicas.
Fruto de cruzada iniciada em 2009 pela FIG (Federação Internacional de Ginástica) para pôr fim a casos de doping e adulteração de idade, o torneio terá duas baixas: o holandês Yuri van Gelder e todo o time norte-coreano.
O ginasta holandês foi cortado pela federação do país, que alegou que o campeão mundial das argolas em 2005 ainda usa cocaína e poderia ser pego no antidoping.
A notícia caiu como uma bomba, já que, além de ser o único holandês em 102 anos a ter obtido ouro num Mundial, Van Gelder buscaria sua redenção. Ele ficou suspenso por um ano após exame ter apontado uso de cocaína.
"Era provável que o Van Gelder fosse testado no Mundial, até pelo histórico dele. Aí os holandeses preferiram não arriscar", diz Leonardo Finco, que chefia a delegação do Brasil em Roterdã.
Caso Van Gelder fosse pego, a equipe teria os resultados anulados e ficaria fora da Olimpíada de 2012. O torneio que começa no sábado classifica ao Pré-Olímpico.
O corte do holandês se soma ao recurso feito pela Coreia do Norte para que possa participar do Mundial.
A delegação foi excluída pela FIG sob suspeita de adulterar a idade de Hong Su-jong. A ginasta exibiu três datas de nascimento diferentes em eventos internacionais. O Comitê Disciplinar deve definir até amanhã se o país atua ou não no Mundial.


Texto Anterior: Vôlei: Lesão deve afastar Murilo por 3 semanas
Próximo Texto: Conjunto de rítmica está fora de Londres
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.