São Paulo, sexta, 14 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Equipe de Jacareí, que dispensou jogadores, decide não mais jogar o campeonato
Falido, Trianon desiste do Paulista

LUÍS CURRO
da Reportagem Local

O time de basquete masculino do Trianon Clube de Jacareí (68 km a leste de São Paulo) está fora do Campeonato Paulista.
O presidente da FPB (Federação Paulista de Basquete), Paulo Cheidde, 64, afirmou que foi informado pelo presidente do Trianon, Fábio Bertoncello, que o clube estaria deixando o campeonato por "não poder cumprir encargos financeiros com a equipe".
O Trianon estava na sexta posição (nove vitórias e nove derrotas), entre 14 participantes, neste Paulista e, se o campeonato terminasse agora, estaria classificado para o Brasileiro do ano que vem.
Os pontos conquistados pelo Trianon foram cancelados pela FPB. Todas as equipes que jogaram contra o clube de Jacareí tiveram essas partidas invalidadas.
Dispensa
O Trianon, sem patrocinador, já apresentava dificuldades financeiras havia três meses. Os jogadores ficaram sem receber salários durante esse período.
Na última segunda-feira, o presidente Fábio Bertoncello, baseado em decisão de conselheiros do clube, deu um "ultimato" aos atletas: aceitar receber 40% do valor devido e jogar o resto do campeonato de graça.
Seis jogadores, entre eles o veterano pivô Israel (campeão pan-americano em 1987), recusaram e foram dispensados da equipe.
O Trianon, então, resolveu seguir até o fim do campeonato com quatro atletas que aceitaram o acordo reforçados por juvenis.
No primeiro jogo nessa situação, terça-feira, o clube foi massacrado pelo Report/Mogi -123 a 81-, e os atletas que restaram do time adulto decidiram apoiar os que já haviam saído e não mais jogar.
Segundo Omar Abou Zaher, 24, diretor de Esportes do Trianon, "seria humilhante continuar entrando em quadra com uma equipe formada por juvenis".
"Não iríamos mesmo admitir uma disputa só com juvenis", comentou Paulo Cheidde, da FPB.
Como no feminino
Com a eliminação do Trianon, o Paulista masculino continuará com uma equipe a menos, a exemplo do que ocorreu no feminino.
Há cerca de um mês, o Microcamp-Jomec, de Rio Preto, foi eliminado do Paulista feminino por não-pagamento de dívidas à FPB. A equipe estava em débito salarial com quatro jogadoras.
O Paulista feminino, com nove equipes, segue hoje, e o masculino, agora com 13, amanhã.
NA TV - Data Control x BCN, na Sportv, ao vivo, às 21h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.