UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

"Big" George

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Como você ficaria caso fosse reconhecido por um ex-bicampeão mundial dos pesados?
Lisonjeado. Orgulhoso. Feliz. Perplexo. Perplexo?
Sim, perplexidade define exatamente o que senti durante meu encontro com ""Big" George Foreman, na manhã de anteontem.
Após concluir minha entrevista, fiz pergunta pessoal ao pastor.
- George, você autografa pôsteres, livros, fotos etc. Mas por que não luvas de boxe?, questionei.
- Não assino mais porque estavam falsificando meu autógrafo em luvas para depois vendê-las. Vi luvas caríssimas à venda com "meu" autógrafo. E pensei: se não assinar mais, vão parar de forjar meu autógrafo. Mas você ficou irritado, não?, perguntou ele.
Aproveitando viagem aos EUA, fui à primeira luta entre Oscar de la Hoya e Shane Mosley, em 2000.
Na oportunidade, vi Foreman, que atuava (e ainda atua) como comentarista da rede de TV a cabo HBO. Abri minha bolsa, retirei uma luva de dentro dela e pedi para que ele a autografasse.
Sua resposta me desapontou: "Não vou assinar. Aliás, eu nunca assino luvas". Sabia que George já havia assinado luvas, pelo menos para o Hall da Fama, e deduzi que estava me esnobando.
De pronto, olhei no fundo dos olhos de Foreman, disparei, ríspido, "obrigado" (em inglês), virei as costas de maneira ríspida, sem cumprimentá-lo, e fui embora.
Mas, retornando ao presente, quando "Big" George teceu o seu comentário ("Você ficou bravo, mesmo"), o americano não poderia estar se referindo a esse encontro, poderia? Afinal, já fazem três anos que o episódio aconteceu.
Ao deixar a sala anteontem, Foreman, de costas para mim, disse, olhando para trás e sorrindo: "Eu me lembro, eu me lembro".
- Não é possível. Você não poderia se lembrar de algo desse tipo. Se é que aconteceu algo, isso teria sido há três anos, respondi, impulsivamente e em voz alta.
A resposta de Foreman? Ele descreveu, em detalhes, o nosso primeiro encontro, em Los Angeles.
Fiquei calado. E perplexo.
Quando o reencontrei novamente durante a gravação do programa "Bola da Vez" (que deve ir ao ar em duas semanas), disse: "Devo desculpas a você".
Mas me justifiquei: "Uma vez você descreveu seu encontro com uma celebridade que esnobou você. E acrescentou que naquele dia decidiu não fazer isso com ninguém. Por isso, pensei que você estava sendo hipócrita com sua atitude. Foi isso. Mas fico feliz que tudo tenha sido esclarecido, mesmo que três anos depois. Até tinha colado no armário uma foto sua, na época em que eu competia como amador, péssimo, como motivação. Talvez tudo isso que aconteceu tenha sido o destino".
Durante a gravação, Foreman começou a escrever algo em um pedaço de papel. O pessoal da emissora pensou que era um pedido de anúncio do ex-campeão, talvez da linha de grelhas que lançou aqui. E comentaram: "Ele está sendo tão legal que depois a gente coloca em caracteres".
Não era isso. No bilhete, havia seu endereço. "Se ainda quiser, me mande uma luva que eu envio de volta. Assinada", disse.

Brasil 1
Foi adiada do dia 29 para 13 de dezembro a disputa do título interino dos meio-médios-ligeiros da OMB, entre o brasileiro Kelson Pinto e Junior Witter. O anúncio foi feito ontem na Inglaterra. Kelson é o segundo do ranking, e Witter, o primeiro. Curiosamente, está prevista para o mesmo dia defesa do título regular da OMB por Zab Judah.

Brasil 2
A morte de David Ferreira dos Santos nos faz refletir. Se eu fosse um técnico da seleção, fizesse uma advertência aos atletas e eles repetissem a mesma falta na semana seguinte, ficaria preocupado com minha autoridade. Quantos aos atletas, claro, todos fomos adolescentes, sabemos que gostam do que é proibido. Mas, após ser alertado de que algo poderia causar risco de morte, pensaria antes de repetir.

E-mail eohata@folhasp.com.br


Texto Anterior: Vôlei: Seleção encerra participação na Copa do Mundo contra italianas
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Mulher ou amante?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.