São Paulo, sábado, 14 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista decide título ofuscado de 98


da Reportagem Local

O Campeonato Paulista masculino de vôlei decide hoje o título da temporada que foi ofuscado pelo Mundial e acossado pela concorrência interna.
Report-Nipomed e Banespa jogam às 18h30, em Suzano, na quinta partida do playoff final.
Na quarta-feira, ao vencer por 3 a 1, em casa, o Banespa igualou a série em 2 a 2.
Atual campeão (e na busca pelo sexto título), o Report pôde abrigar a final por ter realizado melhor campanha na fase classificatória.
O torneio foi disputado por apenas seis equipes -duas a menos do que em 97- e marcado pela ausência de jogadores de seleção.
Somente brasileiros, são seis desfalques: Maurício, Giba e Max, do Report, e Gustavo, Joel e Roim, do Banespa. E ainda: Olikhver e Filipov, ambos do time de Suzano, que defendem a Rússia e a Ucrânia, respectivamente, no Mundial.
"Uma final sem esses atletas é ruim para os times e para o público. Pelo que apresentaram nesses jogos, creio que será uma partida muito equilibrada", diz Ricardo Navajas, técnico do Report.
"As equipes se conhecem bem. Qualquer alteração de ambos os lados não será mais novidade", diz Mauro Grasso, do Banespa.
Promovido a técnico principal nesta temporada -foi assistente técnico de Cacá Bizzocchi, em 97-, Grasso tenta derrubar Navajas, há oito anos no comando do time de Suzano. "No último jogo, eles (o Banespa) foram superiores a nós em todos os fundamentos", reconhece Navajas.
A final pode pender a favor do Report se for mantido um retrospecto: nenhum dos dois times conseguiu vencer fora de casa.
A campanha também justifica certo favoritismo do atual campeão: o Report-Nipomed acumula 13 vitórias e 3 derrotas (somadas as 2 sofridas na fase final).
O Banespa tem nove vitórias e oito derrotas. Não poderá dispor do atacante Dentinho. Com uma entorse no joelho, sofrida no início da série, só retorna na Superliga.
Pinha, ex-atacante da seleção brasileira, depois de nove meses inativo, recuperou a forma física. Atuou alguns momentos na quarta e pode ser usado pelo Report.
Nesta temporada, o Paulista enfrentou a concorrência do Campeonato Carioca -para quem perdeu o Olympikus- e viu extintas duas equipes, Palmeiras e Santo André. Mas conseguiu atrair o Telepar-Maringá.
Dividiu ainda com o rival estadual o mérito de ter sido laboratório para a FIVB (federação mundial de vôlei) ao testar a nova regra de 25 pontos (corridos) por set. A mudança começa a vigorar nas competições internacionais no ano que vem.
˛ NA TV - Report x Banespa, ao vivo, às 18h30, na Sportv



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.