São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Atletas ganham indenização por doping estatal alemão

DA REPORTAGEM LOCAL

Competidores que participaram de um dos escândalos de doping mais impressionantes da história do esporte ganharam ontem um motivo para comemorar.
Uma indenização de 9.250 (R$ 27 mil) será paga a cada um dos 167 atletas que defenderam a Alemanha Oriental entre 1970 e 1989. Eles lutam na Justiça desde 2001 para provar que engoliram cápsulas com substâncias dopantes distribuídas pelo Estado. Cada comprimido continha o esteróide Oral-Turinabol, que aumenta a força e destrói o corpo com efeitos colaterais.
A conta para ressarcir danos físicos dos atletas será paga pelo Comitê Olímpico Alemão e pelo governo.
A ação, porém, não está completa. "O passo final será dado na próxima semana, quando tentaremos indenizações com a empresa que conduzia essa usina de doping", explicou à Folha o advogado Michael Lehner, representante dos esportistas.
Ele se refere à Jenapharm, estatal que na época obedecia aos líderes comunistas e controlava a indústria farmacêutica. Historiadores relatam que, por ano, 2,5 milhões de cápsulas de esteróides saíam da companhia.
Com a política de doping estatal, a Alemanha Oriental conquistou posição de destaque no cenário esportivo. Atletas que competiram pelo país ganharam 409 medalhas nas Olimpíadas entre as edições de Cidade do México-1968 e Seul-1988. Foram arrebatados 153 ouros, 129 pratas e 127 bronzes.


Texto Anterior: Disputa entre CBT e Minas vai à Justiça
Próximo Texto: São Paulo: Rodrigo Fabri pode defender o Sport
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.