São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Húngaro faz previsão e bate recorde de Thiago

Para nadador brasileiro, perda da marca "faz parte do jogo" e foco é a Olimpíada

Laszlo Cseh conta que, no início da semana, escreveu que realizaria o feito na piscina de 25 m durante o Europeu, disputado em casa


Laszlo Balogh/Reuters
Laszlo Cseh, novo recordista dos 200 m medley em piscina de 25 m, nada peito na prova, ontem


DA REPORTAGEM LOCAL

Laszlo Cseh entrou na piscina sabendo o que iria fazer. No início da semana, escreveu sua previsão em um pedaço de papel, colocou em um envelope e entregou ao presidente da federação húngara de natação.
Ontem, revelou sua profecia. O nadador cravou 1min52s99 nos 200 m medley e superou o recorde mundial da prova em piscina curta (de 25 m). A marca que deixou para trás, 1min53s14, obtida em 18 de novembro, era de Thiago Pereira. "Eu realmente queria bater esse recorde hoje [ontem]", falou o nadador da Hungria, de 22 anos, que disputa o Campeonato Europeu, em Budapeste.
Thiago está participando do Open de natação, no Pinheiros, em São Paulo. No mesmo dia em que teve o tempo mais emblemático de sua carreira superado, o brasileiro também competiu nos 200 m medley.
Pela manhã, disputou o Brasileiro sênior. Sem adversários fortes, venceu com o fraco tempo de 2min05s57. À tarde, no Open, levou a medalha de ouro e cravou 1min59s19, novo recorde do campeonato.
"A quebra de um recorde é uma situação absolutamente normal na vida dos atletas. Antes da minha marca, havia outra também. Faz parte do jogo", afirmou Thiago, 22, sobre o tempo obtido por Cseh.
"Meu pensamento agora não é tentar bater o recorde, já que o foco está na piscina olímpica [de 50 m]. Estou voltando às competições de [piscina] longa, e os objetivos são ajudar o Minas a somar pontos no ranking e continuar minha preparação para a Olimpíada", completou. Segundo o nadador, a busca de nova melhor marca em piscina curta só deve ocorrer no Mundial de Manchester, em 2008.
Ontem, Laszlo foi melhor nos nados borboleta e costas, quando comparado com os tempos de Thiago na prova em que havia batido o recorde mundial. O brasileiro teve melhor desempenho no peito e no crawl. Também foi mais rápido para reagir ao tiro de largada.
"É praticamente uma batida de mão", resumiu o técnico de Thiago, Fernando Vanzella. Ele também ressaltou que o nadador húngaro estava fazendo preparação específica para conseguir estabelecer a nova marca mundial em casa.
"Mas não deixa de ser uma motivação a mais para o Thiago continuar trabalhando", completou o treinador.


NA TV - Open de natação
Sportv, ao vivo, às 17h



Texto Anterior: Palmeiras sai à caça do treinador
Próximo Texto: Pinheiros: Open registra novas marcas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.