São Paulo, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

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Ferrari faz mudanças para evitar novas falhas

Equipe troca engenheiro de Raikkonen e aposta em "treinador" para mecânicos

Campeã de Construtores em 2008, mas vice no Mundial de Pilotos, escuderia frisa que as novidades não têm relação com performance


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MADONNA DI CAMPIGLIO

Apesar de ter conquistado o Mundial de Construtores e Felipe Massa ter sido vice-campeão no de Pilotos, a grande quantidade de erros cometidos pela Ferrari no ano passado fez com que a escuderia italiana promovesse uma série de alterações em sua estrutura para a temporada que tem início em 29 de março, na Austrália.
Essas são as primeiras mudanças promovidas na equipe por Stefano Domenicali, que assumiu de maneira definitiva a chefia ferrarista no ano passado. A intenção é não repetir falhas grosseiras como a que ocorreu no GP de Cingapura, quando Massa deixou os boxes com a mangueira de combustível presa no carro porque o mecânico responsável pelo pirulito eletrônico o liberou antes do término do reabastecimento.
O erro não só custou a vitória na prova ao piloto brasileiro como consequentemente o título, uma vez que Lewis Hamilton sagrou-se campeão por somente um ponto de vantagem.
Além disso, a Ferrari deixou de usar seu pirulito eletrônico -que lhe rendia alguns décimos de segundo a cada pit stop- nas últimas corridas do ano e voltou para o pirulito manual para evitar mais erros.
Não por coincidência, uma das principais alterações na escuderia foi a promoção de Diego Ioverno, que será responsável por fortalecer o método de trabalho dos mecânicos.
"Ele irá desenvolver uma metodologia para treinar melhor nossos mecânicos", explicou ontem Domenicali, durante evento promovido pela Ferrari em Madonna di Campiglio, pouco antes de aproveitar a tarde fria para esquiar nas montanhas do norte da Itália.
Outra mudança importante na estrutura do time de Maranello foi a troca do engenheiro de Kimi Raikkonen. Sai o australiano Chris Dyer para a entrada do italiano Andrea Stella, que, até 2008, analisava os dados do carro do finlandês, assim como fizera antes com Michael Schumacher.
Dyer, que foi engenheiro de Schumacher nos títulos de 2003 e 2004, foi promovido a responsável pela área de engenharia de pista.
Domenicali, no entanto, afirmou que a troca não tem relação alguma com a queda de performance de Raikkonen no ano passado, especialmente na segunda metade do Mundial.
"A chegada de Stella foi um desenvolvimento natural para ele e algo que já havíamos programado há mais de um ano", declarou o chefe ferrarista, que fez questão de dizer que a relação deles sempre foi muito boa.
"Pelo fato de a relação do Felipe com o [Rob] Smedley [engenheiro do brasileiro] ser visivelmente mais carinhosa, talvez as pessoas pudessem ter uma impressão diferente do contato do Kimi com o Dyer.
Mas os dois sempre trabalharam muitíssimo bem juntos."
Foram promovidas ainda alterações na parte logística da escuderia, que ficará a cargo de Massimo Rivola, e não há mais um diretor de operações -Mario Almondo foi transferido para a área de controle de qualidade dos carros de passeio.
"Acredito que o mais importante de tudo isso seja dar estabilidade a nossa equipe, sempre tentando valorizar as pessoas que cresceram dentro da Ferrari", completou o dirigente, que também é cria da casa.


A jornalista TATIANA CUNHA viaja a convite da Ferrari


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