São Paulo, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tênis tem sua melhor largada pós-Guga

Campanha dos brasileiros no começo de 2010 é superior à da época do ídolo

Desempenhos de Bellucci, Mello e Feijão confirmam o início de temporada mais promissor desde que país entrou em turnê do saibro

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL À COSTA DO SAUIPE

O Torneio da Costa do Sauipe foi definido ontem sem a presença de brasileiros. Apesar de o título ter ficado com um espanhol, o país pode comemorar seu bom momento no tênis.
Com o título de Thomaz Bellucci em Santiago e as semifinais de João Souza, o Feijão, em Santiago, e Ricardo Mello, na Costa do Sauipe, o Brasil festeja sua melhor campanha desde que seu único torneio de primeira linha da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) passou a integrar a turnê latino-americana no saibro.
Até 2003, o torneio no resort baiano era disputado em setembro, em quadra dura. A época (depois do Aberto dos EUA) era muito ruim para o evento -na primeira edição, em 2001, Gustavo Kuerten disse que estava "mortinho" após perder na estreia para Flavio Saretta.
Em 2004, o país passou a formar com o Chile, a Argentina e o México um conjunto de campeonatos disputados no saibro no início da temporada.
A melhor campanha dos brasileiros após a metade da turnê havia sido justamente em 2004, quando Guga foi vice em Viña del Mar, cidade onde era disputado o torneio chileno.
Na semana seguinte, porém, o tricampeão de Roland Garros foi eliminado na estreia de Buenos Aires, e o melhor brasileiro na Argentina foi Saretta, que caiu na segunda rodada.
Agora, o Brasil tenta dar sequência aos bons resultados, mas chegará desfalcado à capital argentina, cuja disputa da chave principal começa hoje.
Desgastado, Bellucci optou por descansar nesta semana. Feijão não conseguiu repetir a campanha de Santiago e caiu no qualifying do torneio.
O brasileiro mais bem qualificado será Marcos Daniel, 89º do ranking. Ele estreia contra o italiano Paolo Lorenzi, o 84º.
Semifinalista na Bahia, Mello, o 135º do mundo, livrou-se do qualifying e entrou na chave principal em Buenos Aires como "special exempt" (isenção especial). Ele voltará a enfrentar o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número um do mundo e campeão de Roland Garros-2003, que o derrotou na semifinal na Costa do Sauipe.
A turnê latino-americana no saibro termina com o Torneio de Acapulco, a partir do dia 22. É o maior torneio da série e dá ao campeão 500 pontos no ranking -os outros três dão 250.


Texto Anterior: Segurança: Pista do Luge fica mais lenta
Próximo Texto: Bahia é porto seguro para europeus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.