São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Esporte reflete luta política entre países

DA REPORTAGEM LOCAL

Se Taiwan ainda está distante da China no quadro de medalhas, as duas nações mantêm, entre a cartolagem, acirrada disputa há anos.
Em 1949, quando Mao Tsé-tung comandou a Revolução Chinesa que derrubou o governo continental, o grupo do Kuomintang (Partido Nacionalista), chefiado por Chiang Kai-shek, fugiu para Taiwan, reivindicando status de Estado independente.
Com apoio principalmente dos EUA, o novo país ganhou representatividade internacional e foi aceito como membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1955.
Apesar dos protestos da China, Avery Brundage, presidente do COI, manteve Taiwan filiada. "Somos contra os que usam a Olimpíada com propósitos políticos."
A iniciativa levou a China a boicotar os Jogos de Melbourne, no ano seguinte, e ficar fora do Movimento Olímpico por décadas.
A geopolítica internacional, porém, pendeu para o lado chinês a partir dos anos 1970. Em 1971, a Assembléia Geral da ONU aprovou resolução que expulsou Taiwan do sistema da entidade, formado pelos países soberanos, restituindo o posto e todos os direitos à China.
Em 1979, foi a vez de o COI costurar acordo para reabrigar os chineses na entidade.
Para isso, seu Comitê Executivo aprovou, por 62 votos a favor e 17 contra, que a China usaria seu hino e bandeira. Já a entidade de Taiwan passaria a se chamar Comitê Olímpico Chinês de Taipé e seu hino e bandeira precisariam de aprovação do COI.
A reestréia olímpica ocorreu nos Jogos de Inverno de Lake Placid (EUA), em 1980.
Já distante da ex-União Soviética, a China boicotou a Olimpíada de Moscou-80. Só reestreou nos Jogos de Verão em 1984, em Los Angeles. Acabou num honroso quarto lugar, com 15 ouros, oito pratas e nove bronzes.0 (ALF)


Texto Anterior: Taiwan classifica beisebol e pode atrapalhar China
Próximo Texto: Feito: Ilha levou China pela 1ª vez ao pódio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.