São Paulo, segunda-feira, 15 de março de 2010

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Organização da prova nega falhas na pista

DA REPORTAGEM LOCAL

A mesma pista que tantos problemas apresentou no final de semana será utilizada nos próximos três anos em corridas da Indy. A primeira medida a ser tomada, segundo o coordenador técnico da corrida, Eduardo Homem de Mello, é alisar o asfalto e eliminar as ondulações.
"Esse problema era de fácil resolução, mas o Tony Cotman [engenheiro que projetou a pista] quis deixar porque era circuito de rua."
Os outros problemas apontados pelos pilotos (pista escorregadia demais e acúmulo de água) foram resolvidos ontem mesmo, com boa dose de improviso.
A reta do sambódromo, chamada de "pista de gelo" e "vergonha" pelos pilotos, passou a madrugada sendo reformada para a prova.
"Se batêssemos o pé, poderíamos ter feito a classificação ontem, os pilotos aceitariam", disse Marcelo Meira, vice-presidente da Bandeirantes, promotora do evento. "Não quisemos forçar."
A reforma da pista, que foi lixada e ganhou ranhuras, acabou às 5h. "Talvez nem fosse preciso. No final dos treinos do sábado, já tinha grip [aderência]", disse Meira. Caio de Carvalho, presidente da SPTuris, da prefeitura, disse o oposto. "No final da tarde de sábado, a pista estava mais lisa do que antes da entrada dos carros."
Contradições à parte, esse problema foi resolvido. E aí veio a chuva e, antes da metade da corrida, a pista inundou. "Para quem fez uma pista em menos de quatro meses, a chuva foi o de menos", disse Homem de Mello.
Na avaliação de Marcelo Meira, o asfalto não apresentou problemas de drenagem, apesar das poças que se acumularam no traçado.
Caio de Carvalho disse que a chuva "foi boa" para provar que o circuito era "à prova de problemas". "Falar em poça é ver pelo em casca de ovo", comentou. Ele também descartou a realização de corridas de outras categorias no Anhembi. "Aqui vamos ter só a Indy mesmo." (MF)


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