São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time russo conquista a Copa da Uefa

Zenit faz 2 a 0 nos Rangers e levanta a taça pela 1ª vez

DA REPORTAGEM LOCAL

O até pouco tempo desconhecido Zenit, da Rússia, venceu ontem por 2 a 0 o Glasgow Rangers, da Escócia, e conquistou pela primeira vez o título da Copa da Uefa -segundo mais importante da Europa.
Após bater clubes tradicionais como o Olympique de Marselha e o Bayern de Munique, os atuais campeões da Rússia conseguiram furar a defesa escocesa na segunda etapa -gols de Denisov, aos 27min, e Zyrianov, aos 48min- e levaram a taça européia à Rússia pela segunda vez. Em 2005 o CSKA venceu o torneio.
A partida, que aconteceu no estádio City of Manchester, na Inglaterra, teve a torcida do Glasgow em maior número.
A proximidade da sede do time escocês de Manchester (cerca de 300 km) animou os torcedores a invadirem a cidade inglesa. Cerca de cem mil fãs do Glasgow viajaram ao local do jogo sem terem ingresso.
Como a capacidade do estádio é de 48 mil, milhares de torcedores ficaram de fora e assistiram à final nos arredores do City of Manchester, em telões gigantes. Após a partida, houve quebra-quebra e confronto da torcida com a polícia inglesa.
O jogo de ontem foi de domínio russo, que teve as melhores oportunidades de gol. No entanto os atacantes do Zenit tiveram dificuldades para romper a defesa dos Rangers -que tinham sofrido apenas dois gols em oito jogos. Na semifinal, os escoceses jogaram por 210 minutos com a Fiorentina sem sofrer nem fazer gols. A classificação veio nos pênaltis.
A conquista russa é fruto de um grande investimento -só no ano passado foram injetados R$ 160 milhões no clube- em um time que há dois anos era desconhecido, mas com uma receita pouco convencional: o clube não tem, nem nunca teve, em seu elenco um atleta negro.
O treinador da equipe, Dick Advocaat, chegou a dizer que a torcida não aceitaria um negro vestindo as cores do clube, mas voltou atrás na declaração.
No jogo em que o Zenit venceu o Olympique, a torcida russa imitou macacos e atirou bananas em campo. A Uefa abriu investigação sobre o ocorrido.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Vôlei: Grupo não quer Ricardinho, diz Bernardinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.