São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

2014

Deputado diz que Fifa faz tráfico de influência

Entidade favorece seus parceiros no Mundial

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Jonas Donizette (PSB-SP), classificou de "tráfico de influência" o envio de e-mails da Fifa pedindo a "cooperação" das sedes da Copa de 2014 em favor de seus patrocinadores.
Como a Folha publicou, documentos mostram o lobby feito pela Fifa em favor de seus patrocinadores nos setores de energia solar, seguros e produção de brindes. Num dos casos, a instituição diz que, se não for contratada a parceira, será cobrada uma taxa de 17% e ainda pede "cooperação" nas licitações.
Segundo Jonas Donizette, existe uma maneira "simples" de garantir o padrão de qualidade exigido pela Fifa, sem "tráfico de influência".
"As licitações poderiam ter uma cláusula de exigência [que determine] que, para participar, as empresas devem ter um atestado técnico da Fifa. Aí se faz um padrão de qualidade sem burla."
De acordo com o deputado, esse tipo de cláusula é semelhante ao que já é feito em obras de metrô. "Não é qualquer empreiteira que faz. O tráfico de influência é condenável. Mandar e-mail para dizer para contratar uma empresa não pode acontecer."
O primeiro passo para investigar o lobby da Fifa é ouvir Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador Local da Copa de 2014. Os documentos publicados pela Folha serão analisados.
Teixeira, no entanto, ainda não respondeu se vai comparecer à comissão.


Texto Anterior: Copa América: Torneio permite mais um goleiro, e Jefferson é chamado
Próximo Texto: 2012: Filho de ditador líbio reserva cerca de mil entradas para Jogos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.