São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Equipe, eliminada após o Cruzeiro bater o Vitória, retoma treinos hoje

São Paulo culpa a CBF por desclassificação precoce

DA REPORTAGEM LOCAL

Sobrou para a CBF as críticas dos são-paulinos referentes à desclassificação precoce do time na Copa dos Campeões. O presidente do clube, Marcelo Portugal Gouvêa, e o técnico Oswaldo de Oliveira não pouparam acusações contra os organizadores do torneio, que assegura ao campeão vaga na Taça Libertadores-2003.
"Passei a semana tentando, por meio de ofício à CBF, mudar a partida do São Paulo para o domingo ou para depois do jogo Cruzeiro x Vitória, como estava na primeira tabela divulgada. Não consegui [o pedido foi indeferido pelo STJD". Os dois times poderiam administrar o resultado. Agora temos que nos sujeitar a isso por causa da organização", disse o presidente do São Paulo.
Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio anteontem, o São Paulo se classificaria para as quartas-de-final do torneio qualquer que fosse o resultado da partida entre Cruzeiro e Vitória, exceção feita ao 1 a 0 para os mineiros. Justamente o resultado do jogo de ontem, disputado em Natal (RN) -o atacante Fábio Júnior marcou o único gol da partida, aos 39min do segundo tempo.
"Entre dezenas de resultados que poderiam ter acontecido, ocorreu o único que não nos era benéfico", lamentou o dirigente, que também atacou os jogadores do seu clube. "Eles têm que saber que não podem ficar dependendo de outros resultados. Precisam trabalhar em campo", afirmou.
Oswaldo de Oliveira também se irritou. Após sofrer o primeiro revés à frente do clube do Morumbi -ele assumiu a equipe no Supercampeonato Paulista-, o técnico preferiu atacar os organizadores a analisar os erros do time durante as três partidas disputadas em Natal. O São Paulo deixou o torneio realizado no Nordeste com quatro pontos ganhos (uma derrota, um empate e uma vitória).
"A culpa é da organização, não dos clubes [referindo-se ao resultado da partida de Cruzeiro e Vitória". A questão das datas [um jogo no sábado e outro no domingo" é um absurdo. Ficamos na dependência do resultado de um jogo, cujo resultado favoreceu os dois times [mineiros e baianos se classificaram para a próxima fase". Dois clubes precisam ficar fora, e o São Paulo caiu. Mas não vamos nos desesperar. O Grupo C era realmente muito forte", disse o técnico, que foi ao estádio assistir ao jogo dos rivais.
A delegação do São Paulo volta hoje para a capital paulista.
Os treinos, de acordo com o presidente do clube, serão retomados imediatamente. "A preparação para o Brasileiro será forte."
Voltar a disputar a Libertadores é o maior objetivo são-paulino, evidenciado quando Oswaldo de Oliveira foi contratado para substituir Nelsinho Baptista há dois meses. "Continuamos atrás da vaga. Ainda temos o Brasileiro."
O goleiro Rogério e o meia-atacante Kaká, que não gozaram de férias -emendaram a derrota na decisão do Rio-São Paulo, com a viagem para a Copa do Mundo e com a apresentação em Natal- podem ganhar alguns dias de folga da diretoria. A estréia no Brasileiro será, caso a tabela seja mantida, no dia 10 de agosto, em São Paulo, contra o Paysandu.


Com "Agora"



Texto Anterior: Na copa de campeões, restam só 4 campeões
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.