São Paulo, sábado, 15 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pena pode secar renda de rebaixados

Expectativa para Juventus, Lazio e Fiorentina é perder arrecadação com contratos de TV e patrocínio e com ingressos

Principal afetada, Juventus pode voltar à elite somente em 2008/2009 e ficar fora da Copa dos Campeões até pelo menos 2009/2010


DA REPORTAGEM LOCAL

O rebaixamento de Juventus, Lazio e Fiorentina para a segunda divisão do futebol italiano poderá comprometer os rendimentos dos três clubes em termos de patrocínios, direitos sobre transmissões de TV e venda de ingressos.
"A maior peça no quebra-cabeças são os direitos de TV, já que o número de espectadores da Série B é muito menor do que da Série A", disse Harry Philp, diretor da Hermes Sports Partner, empresa de consultoria na área esportiva.
As redes Mediaset e Sky Italia já haviam indicado que tentariam renegociar seus contratos em caso de queda da Juventus, campeã das últimas duas temporadas até ontem.
Por outro lado, poderá haver uma compensação na perda de arrecadação com direitos de TV para os três times diante da expectativa de que a presença deles na segunda divisão aumente a audiência desse torneio.
"Isso poderá, na verdade, reduzir o dinheiro que vai para a Série A", previu Philp. Há, porém, outra questão desfavorável para Juventus, Lazio e Fiorentina. Os direitos sobre a Segundona, que é transmitida pela estatal RAI e que dá vaga a três times na elite, são negociados de forma coletiva, o que dificultaria acordos com cada um dos três sobre ganhos extras.
A expectativa é que a Mediaset, que pagou 65 milhões (R$ 182 milhões) pelos direitos de transmissão da temporada 2006/2007, e a Sky Italia anunciem suas medidas por volta do dia 25 deste mês, quando se espera que as apelações do caso estejam decididas.
Mudar os contratos é trabalhoso, pois os direitos se relacionam a vários tipos de mídia.
Outra questão que terá de ser tratada pelos três rebaixados, sobretudo pela Juventus, é o que fazer com os principais jogadores. Isso poderá gerar recursos agora em empréstimos e vendas, mas, depois, será necessário remontar times fortes.
A sentença de ontem é mais problemática para a Juventus, porque a deixou fora da Copa dos Campeões da Europa e a fará iniciar a Série B com 30 pontos a menos. Assim, a expectativa é que só volte a disputar a primeira divisão em 2008/2009, o que a deixaria fora do principal interclubes europeu até a edição 2009/2010.
Os patrocinadores do time ainda não manifestaram a intenção de cancelar os contratos, mas é provável que queiram reduzir os valores pagos.
A Juventus deverá enfrentar ainda problemas no mercado acionário, já que tem cotação em papéis. O valor de suas ações começou a cair já em maio, quando foram reveladas as primeiras escutas telefônicas sobre o escândalo de resultados arranjados. Ontem, elas chegaram a subir, pois se esperava uma pena mais dura, com a queda para a Série C.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Alta fidelidade: Punição não faz os brasileiros mudarem de camisa
Próximo Texto: Memória: Atletas foram presos após jogos em 1980
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.