São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 2011

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MOTOR

FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br

Webber, o rádio e a cabeça no travesseiro

PEÇO LICENÇA para reproduzir aqui trechos da coluna de um colega, publicada ontem no site da BBC. O nome dele, Mark Webber.
"Não vou ganhar um prêmio por adivinhar o que vocês querem ler nesta semana, vou? As ordens de equipe para que eu não ultrapassasse Vettel nas últimas quatro ou cinco voltas de Silverstone.
Escolhi competir da forma mais dura e limpa possível, dando o meu melhor para superá-lo. Estive perto algumas vezes, mas não consegui completar a manobra.
Obviamente foi uma situação difícil, mas estou confortável por ter feito o que fiz. Numa situação como essa, você enfrenta emoções conflitantes. Você quer melhorar sua posição na corrida independentemente do carro que está à sua frente. Ao mesmo tempo, eu sabia que isso ia contra as vontades do time.
Não estava preparado para ouvir aquelas ordens. Se eu tivesse tirado o pé e mantido a diferença em três segundos, como pediram, teria sido muito mais difícil deitar a cabeça no travesseiro e dormir. (...)
Sei que alguns de vocês estão especulando se isso mudará algo para 2012, se continuarei na Red Bull. A equipe e eu temos tempo para tomar uma decisão, e acho que o que fiz no domingo não vai virar meu mundo de cabeça pra baixo."
Uma decepção. A Red Bull, tão elogiada por deixar o duelo rolar em 2010, derrapou feio em 2011. Mesmo se os dois batessem e abandonassem, nada mudaria para o campeonato.
Um alento. Numa F-1 tão pasteurizada, tão comercial e tão milionária, ainda há piloto que segue os instintos... de piloto.
Uma lição. Que Barrichel-lo e Massa tenham lido com atenção. E que todos os jovens pilotos que os viram aliviar para os companheiros em nome de contratos futuros, também.
(O link: bbc.in/motor8)

INTERLAGOS 1
TRANSPARÊNCIA?
Alexandre Barros merece aplausos por lançar uma nova categoria, a Moto 1000 GP, com grids agitados na estreia em Interlagos, no fim de semana. Mas precisa entender que a vida de promotor exige ser transparente também com notícias desagradáveis, como o gravíssimo acidente de Ricardo Valério Alves, 31. Sumir com as imagens não pegou bem.

INTERLAGOS 2
SÓ REZANDO
Falando em acidente grave e em Interlagos, o Brasileiro de Marcas corre por lá neste fim de semana com uma chicane provisória na Curva do Café. A remodelação daquele trecho, que ficaria pronta antes da F-1, não sairá mais neste ano. Sugiro aos familiares de pilotos rezarem para que nenhuma outra morte aconteça. É o que dá para fazer, por ora.


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