São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robinho faz verão do "campeão de inverno"

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o êxodo da base do time campeão brasileiro de 2002, resta ao Santos apostar na genialidade de Robinho no segundo turno do Nacional para tentar repetir a conquista de dois anos atrás. E o primeiro teste acontece hoje, às 18h, na Vila, contra o Paraná.
Artilheiro do time santista no torneio, com 11 gols, Robinho vai ser colocado à prova durante a disputa do returno do Nacional. Sem o seu parceiro Diego, negociado com o Porto, será especialmente sob os seus ombros que a torcida vai depositar as esperanças de um novo título neste ano.
Além de Diego, o time da Vila Belmiro negociou vários outros campeões de 2002. O zagueiro Alex e os volantes Renato e Paulo Almeida foram jogar no exterior.
Símbolo da última conquista, Robinho já vem fazendo jus ao título de astro principal sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. No jogo do meio da semana, ele foi o principal responsável pela quebra de uma seqüência de duas derrotas santistas.
O Santos bateu o Vasco, e o atacante, além de dar uma assistência para Deivid, fez o gol que decretou a vitória por 3 a 2 -acertou difícil finalização, provando ter melhorado no fundamento que era sua grande deficiência.
Emérito driblador, Robinho dá mostras de que vem amadurecendo com muita rapidez. "Estou me especializando nas finalizações e os gols estão saindo. Venho treinando muito e até gostaria de ser artilheiro do campeonato", falou.
Ao lado de Deivid, que balançou a rede dez vezes, Robinho comanda o ataque santista, o mais positivo do torneio, com 51 gols.
Com 41 pontos ganhos, o Santos enfrenta um adversário que tem a defesa mais vazada do campeonato: 42 gols sofridos. E, mesmo diante da fragilidade do Paraná, Vanderlei Luxemburgo não quis definir a escalação da sua equipe.
A maior dúvida está no aproveitamento do recém-contratado zagueiro Antônio Carlos. Caso ele fique de fora, Domingos vai seguir como titular na defesa.
Luxemburgo ainda pode optar por uma formação com três zagueiros, para dar mais liberdade de apoio para os seus alas.
"Tenho mais tempo para trabalhar essa situação. São boas alternativas, mas ainda preciso definir alguns detalhes", comentou o treinador santista.
Luxemburgo não vai poder contar com o lateral-direito Paulo César. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vasco e cumpre suspensão. O seu substituto já está definido: Flávio.
Com apenas 20 pontos, o time paranaense chega a Santos com problemas para escalar sua equipe. O técnico Gilson Kleina não poderá contar com o lateral-direito Marcelo e o atacante Axel. Os dois jogadores foram expulsos no último jogo contra o Inter.
O treinador, que permanece ameaçado de demissão em razão da campanha ruim do time, confirmou o retorno de Cláudio na lateral direita e o de Beto no lugar de Axel. Willian deve entrar no meio no lugar de João Vitor.
Para Kleina, o time paranaense precisa enfrentar o Santos de igual para igual. "Sabemos do poderio ofensivo do Santos, mas temos que acreditar em nosso potencial." O Paraná ocupa a penúltima posição na tabela. (RBU e TA)


Colaborou a Agência Folha


NA TV - Sportv, ao vivo (menos para o Estado de São Paulo), às 18h


Texto Anterior: Pingue-pongue: Jogos "apertam o coração" de Ricardo Gomes
Próximo Texto: Após ser punido, Santos protege a Vila Belmiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.