São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusados por tragédia na Bahia são absolvidos

MATHEUS MAGENTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Justiça da Bahia absolveu ontem os dois acusados pela morte de sete pessoas no desabamento de parte da arquibancada da Fonte Nova, em Salvador, em novembro de 2007.
O Ministério Público Estadual, responsável pela ação, ainda pode recorrer da decisão.
O acidente ocorreu no jogo Bahia x Vila Nova-GO, que sacramentou o acesso do time nordestino da Série C à Série B, com público pagante de 60.007 torcedores. Sete pessoas morreram e 87 ficaram feridas.
A Polícia Civil chegou a indiciar cinco pessoas. A Justiça só acatou a denúncia contra duas: Raimundo Nonato Tavares, o ex-jogador Bobô, diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, que administrava o estádio, e o engenheiro Nilo Santos Júnior, à época funcionário do órgão.
Os dois foram acusados de má condução na solução dos problemas estruturais do estádio. Eles também foram absolvidos da acusação de que uma verba de R$ 1,6 milhão foi usada indevidamente para realização de obras de fachada.
De acordo com a decisão do juiz José Reginaldo Nogueira, não houve provas suficientes para condenar os acusados.
O governo estadual aprovou uma lei para pagar pensão especial às famílias dos mortos, mas apenas duas delas foram contempladas até agora.
Com a lei, o Estado pagará aos beneficiários das três mulheres que morreram uma pensão até o 76º aniversário de cada uma. Os herdeiros dos quatro homens mortos terão direito à pensão até o 68º aniversário das vítimas do acidente.
Desde a tragédia, a Fonte Nova, principal arena do Estado, nunca mais abrigou jogos de futebol. O Bahia, que costumeiramente mandava seus jogos no local, contou com o auxílio do governo do Estado, que reformou o estádio Pituaçu.
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), chegou a anunciar a demolição da Fonte Nova, mas a arena será reformada e usada durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Argentino: Justiça dá razão à AFA, e torneio deve recomeçar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.