São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano Tim Montgomery se torna o homem mais veloz do planeta

Cai o recorde dos 100 m

Xavier Lhospice/Reuters
O norte-americano Tim Montgomery comemora em Paris o novo recorde mundial, 9s78, da prova mais rápida do atletismo


DA REPORTAGEM LOCAL

Tim Montgomery, 27, é o novo homem mais rápido do mundo. O norte-americano bateu ontem, em Paris (França), o recorde mundial dos 100 m, com o tempo de 9s78, coroando um ano em que dominou as pistas nesta prova.
"Agora posso dizer para todo mundo que ninguém é mais veloz que eu no planeta", comemorou o atleta, após o feito histórico.
Até a disputa de ontem, válida pelo Grand Prix, Montgomery era dono de cinco das dez melhores marcas do ano nos 100 m.
O recorde anterior (9s79), que pertencia ao norte-americano Maurice Greene, havia sido obtido no GP de Atenas, em 1999. O ex-recordista, presente nas tribunas, assistiu sua marca ser batida.
"Um atleta pode ter um dia mágico, e hoje ele teve esse dia", disse Greene. "Sei que não iria morrer com meu recorde. Mas creio que posso ser mais rápido e superá-lo no ano que vem", completou.
Pelo recorde, Montgomery ganhou um prêmio de US$ 100 mil.
A prova de Paris foi a mais forte do ano. O britânico Dwain Chambers ficou em segundo ontem, com o tempo de 9s87. Com isso, igualou o recorde europeu dos 100 m, do seu compatriota Linford Christie, conseguido há nove anos, em Stuttgart (Alemanha).
"Estava apenas preocupado em superar o Chambers, que vinha bem", disse Montgomery, que mostrou alguma modéstia.
"Não sei se fiz uma corrida perfeita. Só o tempo dirá isso", afirmou o velocista, que volta a correr na semana que vem, pela Copa do Mundo, em Madri (Espanha).
Antes do recorde, a melhor marca de Montgomery era 9s84, obtida em 2001, no GP de Oslo (Noruega), uma das etapas da Golden League, conjunto de competições mais importantes da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
Neste ano, o norte-americano havia marcado 9s91 em Bruxelas (Bélgica), no mês passado. A melhor marca de 2002 pertencia a Greene -9s89- e fora obtida no GP de Roma (Itália), em julho.
Montgomery é mais conhecido por sua participação na equipe norte-americana de revezamento 4 x 100 m do que por seus feitos em provas individuais.
O velocista fez parte do time campeão olímpico dessa prova nos Jogos de Sydney-2000. Também foi prata no revezamento 4 x 100 m nos Jogos de Atlanta-1996.
Os brasileiros também foram bem ontem, no GP de Paris. Maurren Maggi saltou 7,02 m, sua melhor marca do ano, e venceu a competição de salto em distância.
Jadel Gregório ficou em quarto lugar no salto triplo com a marca de 17,01 m. A medalha de ouro foi para o sueco Christian Olsson, que saltou 17,48 m.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.