São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No fim, Argentina ganha vaga

Vitória sofrida por 1 a 0 põe time de Maradona na Copa, e Uruguai, graças ao Chile, vai à repescagem

Argentinos terminam as eliminatórias em quarto lugar e agora irão discutir se seu treinador segue no comando até a África do Sul

Natache Pisarenko/Associated Press
Cercados de jornalistas, a quemcriticaramapós a conquista da vaga na Copa de 2010, argentinos festejama vitória por 1 a 0 sobre oUruguai no estádio Centenário

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

No jogo das eliminatórias com mais cara de mata-mata de Copa, a Argentina superou o Uruguai (1 a 0), mas os dois bicampeões mundiais estão vivos na luta pelo tricampeonato na África do Sul no ano que vem.
Os argentinos vão à Copa de forma direta, com o quarto lugar no qualificatório. O Uruguai, em quinto, precisará de repescagem para ir ao Mundial.
Os donos da casa só não foram eliminados ontem porque o Equador perdeu do Chile.
O rival uruguaio será a Costa Rica, que perdeu a vaga direta ontem ao ceder empate em 2 a 2 para os EUA aos 50min do segundo tempo, após abrir 2 a 0.
Os equatorianos, que tinham uma vaga na mão até o início da última rodada dupla das eliminatórias, acabaram em sexto.
A Argentina, que já passou por uma repescagem com Maradona (como jogador, para a Copa de 1994), escapou desse vexame e agora discute se o técnico segue ou não no cargo.
A reação do ídolo à classificação sofrida foi colérica. Explodiu numa entrevista repleta de declarações contra seus críticos: "Com o perdão das mulheres, mas que chupem todos e sigam chupando. Sou branco e azul [cores da bandeira], nunca serei cinza. Sigam mamando todos que me trataram como trataram". O mesmo tom foi usado pelos atletas, sobretudo contra a imprensa argentina.
O Uruguai, acostumado com repescagens (perdeu a última para a Austrália), decidirá sua sorte em dois jogos em novembro -o segundo, em casa.
A Argentina junta-se a Brasil, Paraguai e Chile como representantes sul-americanos na Copa do Mundo de 2010.
Desde 1970 a Argentina não deixa de disputar um Mundial. Com Maradona no comando, a equipe venceu ontem seu primeiro jogo como visitante.
Mais de 60 mil pessoas lotaram o estádio Centenário, palco da final de 1930, na qual o Uruguai, com um 4 a 2 na Argentina, tornou-se o primeiro campeão mundial da história.
O jogo se desenrolou num clima de tensão, uma vez que o 0 a 0 em Montevidéu era acompanhado por empate sem gols em Santiago. A notícia do gol do Chile, porém, animou as torcidas. Restava a luta pela vaga direta, que ficou com a Argentina, no fim. Conquista sofrida, como a vida de Maradona.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Reserva resolve de novo para time de Maradona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.