São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Ajuda espanhola
O atacante Ronaldo vai sugerir à direção do Real Madrid que parte da renda da partida histórica que comemorará o centenário do clube espanhol, no mês que vem, seja doada à campanha do PT contra a fome. O jogador acha que a idéia tem grandes possibilidade de vingar.

Era segredo
O projeto não foi comunicado a Lula na conversa que os dois tiveram anteontem pelo telefone. Ronaldo quer esperar o sinal verde dos espanhóis. No final do bate-papo, o petista passou o aparelho para o jornalista esportivo Juca Kfouri.

Consulta
O encontro com o jornalista foi o primeiro do presidente eleito para tratar da política para o esporte no novo governo. Quando da eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, Kfouri foi consultado antes da posse sobre o setor e chegou a ser sondado para o ministério. Recusou e indicou Pelé para a vaga. O "rei" topou.

Auxílio
A criação de um Conselho Administrativo e outro Consultivo será prioritária na gestão de Bebeto de Freitas no Botafogo. O novo presidente do clube afirmou ainda que chamará notáveis para auxiliá-lo: os primeiros da lista são a consultora Elena Landau e Antonio Carlos Biscaya (PT-RJ), juiz recém-eleito deputado federal.

Folha de pagamento
Bebeto de Freitas também vai pedir a reforma do estatuto do clube, que estaria defasado. Uma de suas propostas é profissionalizar os dirigentes fixando salários, inclusive para ele.

Lupa 1
A diretoria do Sampaio Corrêa (MA) promete apurar denúncias de que atletas do time, rebaixado para a Série C do Brasileiro, receberam do Náutico R$ 10 mil cada um como "prêmio" pelo fato de o time ter perdido de apenas 2 a 0 do Americano.

Lupa 2
O resultado derrubou o time fluminense e manteve o pernambucano na segunda divisão.

Liberdade, liberdade
Para popularizar o tênis, o ex-atleta Boris Becker sugeriu à federação internacional a mudança de algumas regras, entre elas a que proíbe os torcedores de fazerem barulho. "Se o público pudesse ficar mais à vontade em quadra, mais pessoas iriam assistir aos torneios."

Pendenga 1
O Corinthians cobra na Justiça os valores relativos a quatro meses dos contratos firmados com a TV, com a Pepsi e com a Topper e que foram recebidos pelo HMTF. O fundo rescindiu seu contrato com o clube no início de setembro passado.

Pendenga 2
A cobrança, de R$ 5,8 milhões, está sendo discutida na Justiça de São Paulo.

Investigação...
Uma comissão mista dos conselhos Fiscal e Deliberativo do São Paulo foi formada para apurar o sumiço das camisas oficiais do clube do departamento de futebol profissional. O trabalho será feito em sigilo.

...interna
O desvio de cerca de 9.000 uniformes tricolores obrigou os jogadores profissionais a usarem uniformes do departamento amador em pelo menos uma partida do Brasileiro-2002, como noticiou a Folha.

Confronto adiado
Piada que corre em Ribeirão Preto: a cidade paulista está muito triste com o rebaixamento do Botafogo-SP para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Não poderá receber o Palmeiras no ano que vem no estádio Santa Cruz. Terão que esperar o Nacional de 2004.

Papel do futebol
O Coritiba contratou uma empresa de consultoria de negócios pra coordenar o processo de lançamento de ações do clube na bolsa de valores. A expectativa do presidente do clube, Giovani Gionédis, é que os títulos "Coxa" comecem a ser comercializados já em março do ano que vem no mercado financeiro.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do presidente do Flamengo, Hélio Ferraz, sobre a arbitragem na partida de anteontem da sua equipe com o Palmeiras:
- Faltou vergonha na cara dos juízes. Foi algo imoral, ilegal. Um absurdo.

CONTRA-ATAQUE

Pernas, para que te quero?

Está enganado quem imagina que a mania de goleiro jogar de calça comprida começou com os são-paulinos Zetti e Rogério.
Nos anos 80, o uruguaio Eduardo Pereira chegou para jogar no Independiente, da Argentina, deixando de lado os calções curtos. E lá foi campeão nacional na temporada 1988/89.
Seu costume chamou a atenção da imprensa local. Logo começaram a surgir boatos de que o guarda-meta teria grandes cicatrizes nas pernas, causadas por um acidente de carro.
A notícia era alimentada pelo temperamento de Pereira, sempre sério, hermético e pouco amistoso com os jornalistas.
Seus companheiros de equipe, de gozação, adoravam inventar versões escabrosas sobre chagas e marcas horríveis do goleiro.
O enigma só foi desvendado quando ele, já aposentado, voltou ao Uruguai e decidiu comentar o assunto com uma TV:
- Eu usei calça comprida em um jogo, gostei e não me acostumei mais com o short.
Aliás, essa foi a mesma razão que levou Zetti e Rogério a adotarem o mesmo modelito.



Próximo Texto: São Paulo vira e garante vantagem no mata-mata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.