São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Projeto de lei que cria Timemania recebe emenda pela qual pasta do Esporte abre mão de seu quinhão

COB levará dinheiro da loteria do futebol

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

A versão atual do projeto de lei da Timemania especifica que parte do dinheiro da nova loteria irá para o Comitê Olímpico Brasileiro e para o Comitê Paraolímpico Brasileiro. A notícia foi recebida com festa por dirigentes de confederações e do CPB, que, reunidos para o Prêmio Brasil Olímpico, no Rio, na noite de anteontem, vibraram ao receber a informação.
A emenda do deputado Ivan Ranzolin (PP-SC), incluída no projeto, estabelece que a Timemania obedecerá a Lei Piva, que determina que 2% da arrecadação bruta das loterias federais sejam repassadas ao COB (72,25%), ao CPB (15%) e também ao esporte escolar e universitário (12,75%).
Quando o presidente Lula assinou a medida provisória que criou a Timemania -que foi convertida em projeto de lei-, o texto ignorava a Lei Piva e nem sequer citava o COB ou o CPB.
Juristas e integrantes do Ministério do Esporte acreditavam que a Lei Piva não se aplicava à Timemania. À época da discussão houve polêmica em torno da questão, com COB e cartolas do futebol adotando posições divergentes.
O Clube dos 13, agora, não faz objeções ao comitê receber parte do dinheiro, já que é o ministério que abre mão de seu quinhão.
Para acomodar COB, CPB e também órgãos estaduais de gestão esportiva, que levarão 3% para fomentar o desporto estudantil, a pasta do Esporte, que pelo projeto original levaria 5% da arrecadação bruta, não leva nada.
Ao ouvir de Ranzolin que sua emenda fora incorporada ao projeto, dirigentes e esportistas comemoraram com gritos de ""parabéns". Presidentes de confederações explicaram que tal felicidade era porque, com a aceitação da emenda, eles ""não seriam prejudicados". Ao serem questionados se o correto não seria ficar sem o benefício, discordaram.
Os dirigentes acreditam que a Timemania possa tirar apostadores de outras loterias, que já beneficiam o movimento olímpico. Com o COB contemplado pela nova loteria, a ""migração" não causaria problema a eles.
Segundo projeção da Caixa Econômica Federal, em seu primeiro ano de operação a Timemania deve arrecadar R$ 500 milhões.


Texto Anterior: Olimpíada: COB aprova intervenção em entidades
Próximo Texto: Projeto deve ser 1º a ser votado no ano que vem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.