São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul-africanos seguem com 2010 em alta

DA REPORTAGEM LOCAL

Greves e atrasos nas obras de construção dos estádios, orçamentos estourados e disputas comerciais com a Fifa.
Não faltam problemas para a África do Sul organizar a Copa de 2010. Mas os habitantes do primeiro país do mais pobre dos continentes a abrigar a competição são só empolgação com ela.
Desde 2005, o HSRC, a sigla em inglês para o conselho de pesquisas humanas e científicas (um dos mais importantes centros de levantamentos da África do Sul), faz pesquisa anual, com mais de 3 mil entrevistados, sobre a opinião dos sul-africanos sobre o próximo Mundial.
E a sucessão de problemas na organização do torneio não abala o otimismo da população do país.
No último levantamento, 80% dos sul-africanos entrevistados disseram que o país estará pronto para a disputa daqui a menos de dois anos, contra 82% dos pesquisados em 2005 e 72% em 2006.
A percepção que a competição trará benefícios econômicos até aumentou. Na primeira pesquisa feita pelo HSRC, 62% dos sul-africanos acreditavam que o Mundial traria mais empregos e empurraria o PIB do país. Na mais recente pesquisa, esse número saltou para 74%.
A idéia de que o primeiro Mundial africano deixará um legado para as próximas gerações também ganha força. No mais recente levantamento do HSRC, 50% dos sul-africanos afirmaram que a competição vai produzir benefícios de "longo prazo" e 41% de "curto". Em 2005, essa disputa era mais equilibrada -47% contra 44%.
Os pontos negativos que o Mundial pode trazer são apontados por um número bem menor de sul-africanos. Só 27% dos entrevistados na última pesquisa disseram que o crime, um dos principais problemas do país, pode aumentar por causa do Mundial.
O levantamento aponta que 30% dos sul-africanos temem aumento de preços antes da bola rolar em virtude da Copa, que terá como aquecimento, em junho próximo, a Copa das Confederações.


Texto Anterior: Só 10% desaprovam a Copa no Brasil
Próximo Texto: Torneio terá disputa acirrada por sede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.