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AUTOMOBILISMO
Para cortar custos e equilibrar o Mundial, entidade anuncia pacote de mudanças já para esta temporada
FIA radicaliza e proíbe até o rádio na F-1
DA REPORTAGEM LOCAL
A FIA, entidade máxima do automobilismo, anunciou ontem
uma série de medidas para diminuir custos na F-1, que serão adotadas no início do Mundial deste
ano, dia 9 de março, na Austrália.
As alterações foram aprovadas
após uma reunião no aeroporto
de Heathrow, na Inglaterra, entre
Max Mosley, presidente da entidade, e os chefes das equipes.
A principal mudança será a
proibição de qualquer tipo de comunicação via rádio entre pilotos
e times. A alteração é uma clara
retaliação ao jogo de equipe tão
criticado na temporada passada
-a Ferrari de Michael Schumacher e Rubens Barrichello usou o
artifício várias vezes para inverter
a posição de seus pilotos na pista.
Assim, a entidade acredita que
vai tornar a categoria mais competitiva, consequentemente mais
interessante para o público. Outra
mudança que ajudará nesse aspecto é a proibição do uso da telemetria bidirecional, que permite a
engenheiros regular, de dentro
dos boxes, os carros na pista.
Como o principal objetivo da
FIA é limitar os gastos na categoria, a reunião de ontem também
limitou a dois o número de carros
por equipe, o que significa que
não haverá mais carros reservas.
A entidade quer evitar novas falências de times, como aconteceu
com Prost e Arrows, que ontem
foi liquidada judicialmente.
"Apesar do desaparecimento de
dois times de F-1 nos últimos 12
meses, nada foi feito para economizar dinheiro", disse o comunicado oficial emitido ontem.
A entidade também vai eliminar
o controle de tração, dispositivo
que impede que as rodas dos carros girem em falso nas largadas
ou retomadas de curvas, reintroduzido na categoria em abril de
2001 -estava banido desde o final de 1993. Porém somente a partir do ano que vem ele será considerado ilegal. O mesmo procedimento será adotado com os câmbios totalmente automáticos.
A partir desta temporada também fica proibido que as equipes
trabalhem em seus carros após o
término do treino classificatório,
no sábado, até o início da corrida,
no domingo. Os monopostos ficarão "trancados" no Parc Fermé
e só poderão ser liberados com
autorização especial da FIA.
Segundo a entidade, para que o
regulamento seja cumprido à risca, haverá "tolerância zero" para
quem desrespeitar as regras.
"Seremos como o [ex-prefeito
de Nova York, Rudolph] Guiliani:
tolerância zero", disse Max Mosley. "Nós poderíamos ter sido
mais insistentes [na última temporada]. Então, agora, decidimos
que vamos impor [as regras]."
Na reunião de ontem também
ficou acertado que a FIA pretende
introduzir novas modificações na
temporada que vem. As principais propostas são o uso de um
mesmo sistema de freios e de asas
traseiras por todas as equipes
-as mudanças nas regras poderão ser feitas até 31 de outubro.
A entidade também quer aumentar a "vida" dos motores usados na categoria. Em 2005, eles
deverão suportar duas corridas, e,
no ano seguinte, seis provas.
Outras mudanças já haviam sido anunciadas pela FIA no final
do ano passado, como um novo
sistema de pontuação e de classificação para esta temporada.
Com agências internacionais
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