São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sonhando com a América

Corinthians começa o Paulista com titulares, mas usará reservas no Estadual caso chegue à fase de grupos da Libertadores, a prioridade do clube

DE SÃO PAULO

O Corinthians de 2010 começa hoje a treinar para a Libertadores de 2011.
Apesar de todo o discurso de valorização do Estadual, os rivais do Paulista servirão como sparrings para o que realmente importa: a primeira fase da Libertadores.
Por isso, o técnico Tite vai escalar os titulares hoje, às 17h, contra a Portuguesa, no Pacaembu. E provavelmente deverá usar novamente seu time ideal contra o Bragantino, na quarta-feira, e o Noroeste, no próximo domingo.
São esses os jogos antes do mata-mata contra o Tolima, da Colômbia, que define vaga na fase de grupos da Libertadores. Embora com menos estardalhaço do que em 2010 (o ano do centenário), a competição continua obsessão no Parque São Jorge.
Não chegar nem sequer à fase de grupos da Libertadores seria uma tragédia esportiva e financeira para o clube.
"Pressão tem todo ano, eu estou acostumado", disse Tite. "Isso não é só culpa nossa, é das outras gerações que passaram por aqui antes e não conseguiram", afirmou Ronaldo. "Aprendemos com os erros do ano passado e não vamos repeti-los."
O primeiro jogo ante o Tolima está marcado para 26 de janeiro no Pacaembu. A volta será uma semana depois.
Entre uma partida e outra, o Corinthians enfrenta o São Bernardo, pelo Estadual, com uma equipe reserva.
Uma vez superado o Tolima, Tite deverá fazer experiências no Paulista. Até lá, o torcedor vai ver em campo basicamente o time de 2010.
O novo formato do Estadual também colaborou para a estratégia. Agora, oito clubes avançam para os mata-matas (até ano passado eram quatro). "Os Estaduais tu não valorizas até sentir o amargo da derrota. Quem perde é que sofre", declarou Tite.
"Quando se tem duas competições, uma serve para consolidar o time. Foi assim com o Corinthians em 2009 [ganhou Estadual e Copa do Brasil] e foi assim com o meu Grêmio em 2001 [venceu Gaúcho e Copa do Brasil]."
A projeção do treinador é conquistar nove pontos nas quatro primeiras partidas do Paulista -as três vitórias nos três jogos com titulares.
"Sei que é difícil", afirmou o técnico, que está invicto em sua segunda passagem pelo Corinthians -foram oito jogos. "Mas sei que é possível."

CORINTHIANS
Júlio César; Moacir, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Paulinho e Bruno César; Dentinho e Ronaldo
T.: Tite

PORTUGUESA
Juninho; Paulo Sérgio, Maurício, Domingos e Fabrício; Ademir Sopa, Ferdinando, Marco Antonio e Ivo; Héverton e Dodô
T.: Sérgio Guedes

Estádio: Pacaembu
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Contratações não foram nem oficializadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.