UOL


São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Piloto será o 1º brasileiro na categoria

Christian inicia hoje, em Daytona, sua primeira temporada na Nascar

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de oito anos correndo na Indy, Christian Fittipaldi, 32, dá início hoje à sua primeira temporada -e à primeira de um piloto brasileiro- na Nascar, a popular stock-car dos EUA.
Christian participa, às 15h (de Brasília), da Daytona 500, mais tradicional prova do calendário da categoria e que abre o campeonato da Winston Cup, uma espécie de divisão de elite da Nascar.
"Esse é um esporte completamente diferente de tudo o que eu já fiz na minha vida", declarou o piloto que, além da Indy, correu na F-1 entre 1992 e 1994.
"Acho que a minha maior dificuldade de adaptação no começo vai ser me acostumar a correr com 42 carros ao meu redor."
No ano passado, Christian já participou de uma corrida da Winston Cup -em Phoenix, não conseguiu terminar- e três da Busch Series (a segunda divisão da Nascar) -em Madison, foi 35º, em Kansas City, 43º e não completou a prova de Memphis.
Hoje, com um Chevrolet, larga em 34º após subir uma posição no grid com a punição de Rusty Wallace -Jeff Green sai na pole.
Sem grandes expectativas, Christian afirma que quer usar a temporada como preparação para 2004 -ele tem contrato com a Petty por três anos. "Vou correr com caras que fazem isso todo fim de semana há dez, 15 anos. Acho que eles terão uma pequena vantagem sobre mim", brincou.
Além da corrida desta tarde, Christian deve disputar outras provas na Winston Cup neste ano. O número, que varia entre dez e 20, só será definido quando ele conseguir um patrocinador.



Texto Anterior: Panorâmica - Olimpíada: Atenas-2004 pode ter eventos na internet
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Treino de dois toques
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.