São Paulo, terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

elite da bola

Mata-mata da Europa tem só 19% da Copa

Copa dos Campeões recomeça hoje com um quinto de atletas do Mundial-2010

Apenas oito brasileiros da provável lista final de Dunga jogam em algum dos 16 clubes que ainda lutam pelo título do torneio europeu

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes da Copa, a Copa dos Campeões. Começa hoje o mata-mata do mais badalado interclubes do planeta com jogadores de 24 dos 32 países que disputarão no meio do ano o título mundial na África do Sul.
Segundo levantamento feito pela Folha com os prováveis elencos convocados para a Copa-2010, 18,6% dos jogadores que desfilarão entre junho e julho na África estarão na disputa das oitavas de final da competição europeia, que tem início hoje com Milan x Manchester United e Lyon x Real Madrid.
A proporção até pode ser considerada pequena dada a importância das duas disputas. O Brasil, um dos favoritos ao título na África, tem apenas oito prováveis atletas do Mundial em seis dos 16 clubes na luta pelo título do velho continente.
O elenco de Dunga é um dos mais fechados para a Copa. A Inter de Milão conta com Júlio César, Maicon e Lúcio, sendo o clube vivo na Copa dos Campeões que mais abastecerá a seleção no Mundial. Barcelona (Daniel Alves), Lyon (Michel Bastos), Milan (Thiago Silva), Real Madrid (Kaká) e Sevilla (Luis Faiano) são outros times com "brazucas mundialistas".
As ausências de poderosos clubes, como Juventus e Liverpool, nas oitavas contribuíram para o mata-mata da elite europeia não reunir mais prováveis figurinhas da Copa-2010. Outras, como Adriano, optaram por deixar a maior vitrine interclubes e voltar ao Brasil.
Os três endinheirados clubes ingleses que sobraram contam juntos com 37 possíveis "mundialistas". O Chelsea tem em seu elenco 16 jogadores que deverão ir à Copa. Esses estão distribuídos por oito seleções. O time do magnata Roman Abramovich, ao lado de Arsenal e Inter, é o que abastece o maior número de seleções -são oito.
O Arsenal, muito por causa da política do técnico Arsène Wenger de priorizar estrangeiros, deve fornecer 11 jogadores ao Mundial, nenhum da seleção inglesa. Já o rival Manchester United, com dez "convocáveis" à Copa, deve ceder seis atletas ao English Team.
Barcelona e Real Madrid, gigantes espanhóis que terão mais de uma dezena de jogadores na África do Sul entre junho e julho, contam em seus elencos com cinco atletas espanhóis "mundialistas". E ambos têm apenas um brasileiro cada um na lista de convocados de Dunga para encarar a Irlanda.
África do Sul, Argélia, Austrália, Coreia do Norte, Eslováquia, Honduras, Paraguai e Nova Zelândia são os únicos países classificados para a Copa sem representantes nas oitavas de final da Copa dos Campeões.
A França, com dois times nessa fase, Lyon e Bordeaux, é o único país com duas dezenas dos prováveis convocados ainda vivos no torneio europeu.
Por causa da campanha sofrida nas eliminatórias, a França tem uma indefinição maior em sua lista definitiva para o Mundial. Das principais seleções, só a Argentina, com mais de cem convocados por Maradona, é uma incógnita maior.
A Copa dos Campeões é normalmente vista como a Copa do Mundo interclubes, disputa na qual os principais astros da bola esquecem nacionalidades e se misturam. Assim será com os prováveis 137 "mundialistas africanos" que duelarão a partir de hoje pela Europa.


NA TV - Lyon x Real Madrid
ESPN Brasil, às 17h30, ao vivo

NA TV - Milan x Manc. United
Gazeta e ESPN, às 17h30, ao vivo



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Origens: Beckham revê hoje o Manchester
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.