São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só Barcelona se opõe a império

Pelo terceiro ano seguido, três times da Inglaterra disputam as semifinais da Copa dos Campeões

Manchester United derrota Porto fora de casa com um golaço de Cristiano Ronaldo, e Arsenal assegura vaga em Londres contra o Villarreal

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela terceira temporada consecutiva, três times ingleses estão nas semifinais da Copa dos Campeões, o mais nobre interclubes europeu. Arsenal e Manchester United selaram ontem suas classificações e se juntaram a Chelsea e Barcelona.
Na última temporada, o time catalão já foi uma exceção na semifinal da disputa. Foi eliminado pelo Manchester United, que depois derrotou o Chelsea naquela que foi a primeira final inglesa da competição.
Ontem, o Manchester conseguiu sua classificação em Portugal com um golaço de um português. Cristiano Ronaldo acertou potente chute de longa distância e venceu o goleiro brasileiro Hélton. O Porto, que havia conseguido um 2 a 2 na Inglaterra, ficou em desvantagem no placar logo aos 6min.
O time português chegou a ameaçar em algumas oportunidades o gol de Van der Sar, mas acabou eliminado ante o campeão europeu e mundial -o Porto não tinha perdido de time inglês em casa em 12 jogos. O Manchester United está invicto há 23 jogos na Copa dos Campeões e pode ser o primeiro bicampeão genuíno na fase moderna da disputa, que começou na temporada 1992/1993.
Em Londres, o Arsenal passou com muito mais tranquilidade às semifinais. Fez 3 a 0 no Villarreal, com gols de Walcott, no primeiro tempo, Adebayor e Van Persie (pênalti), na etapa final. O visitante espanhol ainda teve Eguren expulso, não sendo páreo para o adversário.
A liga inglesa é hoje o campeonato nacional mais badalada do mundo. A última vez que a Copa dos Campeões não teve ao menos um time inglês em suas semifinais foi na temporada 2002/2003. Naquela ocasião, Juventus e Milan fizeram uma final italiana -nesta temporada, não houve italiano nem sequer nas quartas de final.
Arsenal e Chelsea estão em busca de um título inédito -Londres, a maior cidade europeia, jamais teve um time campeão do principal interclubes do velho continente. O clube do magnata Roman Abramovich demitiu nesta temporada o técnico Luiz Felipe Scolari e contratou Guus Hiddink, que deu uma nova cara ao próximo rival do Barcelona.
O Manchester United, que pode nesta temporada conquistar o que seria uma ""Quíntupla Coroa" (Mundial, Copa dos Campeões, Inglês, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa), almeja seu quarto título continental. O Barcelona de Messi vai tentar pela terceira vez conquistar a Europa.
A decisão do torneio neste ano acontecerá no estádio Olímpico de Roma, no dia 27 de maio. A primeira final inglesa, no ano passado, foi em Moscou.


Texto Anterior: Santos: Folga na semana para o clássico divide o elenco
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.