São Paulo, sexta, 16 de abril de 1999

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time terá 13 de seus 20 jogos iniciais pela competição transmitidos pelos canais abertos, o recorde no torneio
Corinthians domina TV no Brasileiro-99

PAULO COBOS
da Reportagem Local

Pelo segundo ano seguido, o Corinthians vai liderar o número de transmissões pela televisão aberta no Campeonato Brasileiro.
Nas 20 rodadas com as partidas da TV já definidas, o time estará presente em 13, o equivalente a 65% do total.
No ano passado, quando também foi o mais presente nas telas, o time teve 10 de seus 23 jogos na primeira fase do Brasileiro exibidos, ou 43% do total.
O time paulista, inclusive, vai estrear as transmissões na competição, no dia 25 de julho, contra o Gama, em Brasília.
Perto do Corinthians, na lista dos preferidos da TV está o Flamengo, time com a maior torcida do país.
A equipe vai ter 12 de seus 20 jogos iniciais no Nacional exibidos.
"É claro que é bom ter muitas partidas transmitidas. Isso divulga a marca, o que é importante para deixar o time em evidência. Também ajuda na negociação com possíveis patrocinadores", diz Álvaro Sávio, da vice-presidência de finanças do Flamengo, que não chega a uma final do torneio desde 92.
Já para outras equipes, mesmo com tradição e títulos no Brasileiro, aparecer na televisão aberta em 99 será mais raro.
O Inter, três vezes campeão da competição, só terá três jogos exibidos na primeira fase.
"É natural que as emissoras prefiram jogos de clubes de Estados com uma economia mais forte. Já estamos acostumados", diz Alvimar Perrela, vice-presidente de futebol do Cruzeiro, que só terá cinco jogos transmitidos na etapa classificatória.
Os jogos do Nacional em 99 serão transmitidos pela Globo e pela Bandeirantes, as emissoras abertas que têm os direitos de transmissão do Brasileiro, pelos quais pagam R$ 50 milhões por temporada.
Mesmo pagando sua parte, a Bandeirantes, que no final do ano passado repassou a administração de seu departamento de esportes para a empresa de marketing esportivo Traffic, não participou da escolha dos jogos que serão exibidos pelas TVs.
"Quem escolheu as partidas que serão transmitidas foi a Globo. A CBF só mostrou a tabela para eles. Nós da Bandeirantes estamos surpresos com essa situação", diz J. Hawilla, dono da Traffic.
O empresário não concorda com o monopólio de Corinthians e Flamengo nas transmissões, que vão ao ar às quartas-feiras e aos sábados, com exceção do jogo entre Gama e Corinthians, que acontece em um domingo.
"Nós vamos negociar com a CBF. Jogos de Corinthians e Flamengo são ótimos para a televisão, mas, todo dia, vai cansar o telespectador", afirma Hawilla, que sugere uma distribuição racional dos jogos transmitidos entre todos os times "grandes" de São Paulo e Rio.
A Folha procurou ontem a Globo para comentar o caso. Mas a Centra Globo de Comunicação -setor responsável por informações a órgãos de imprensa- informou que a empresa não comentaria o assunto das transmissões.
²


Colaborou a Sucursal do Rio



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.