São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Atacante, que afirma estar "obcecado" pela competição, causa interesse de Barcelona e Manchester, diz empresário

Ronaldo negocia seu futuro pós-Mundial

DOS ENVIADOS A BARCELONA

Enquanto o atacante Ronaldo diz estar obcecado pela Copa do Mundo, os seus empresários já estão negociando o futuro do jogador para depois do Mundial.
Ele interessa ao Barcelona, da Espanha, e ao Manchester United, da Inglaterra. A informação foi dada por Alexandre Martins, um dos empresários do atacante.
"As duas propostas existem, mas estamos esperando um documento oficial dos clubes para iniciar a negociação", disse o procurador ontem à noite.
A oferta do Manchester United foi feita pelo empresário italiano Giovani Branchini na semana passada. O autor da proposta do Barcelona foi mantido em sigilo pelo procurador de Ronaldo.
Hoje à tarde, Martins estará em Barcelona, onde deverá se encontrar com dirigentes do clube.
Ele também vai assistir ao jogo-treino da seleção contra o time B do Espanyol, hoje à tarde, no estádio Olímpico de Barcelona. O atacante será titular na partida.
Ontem à tarde, os jogadores da seleção foram visitados pelo presidente do clube catalão, Joan Gaspart, durante o treino. O encontro casual do atacante com o dirigente serviu para aumentar as especulações em Barcelona sobre a sua volta ao clube.
Apesar de Ronaldo ter contrato com a Inter de Milão até 2006, Martins não quis garantir a permanência do atacante no clube italiano na próxima temporada. Ele preferiu dizer que tudo poderia acontecer com o jogador.
Ele está em situação desconfortável no clube italiano. Desde o início da temporada, trava uma guerra silenciosa nos bastidores com o técnico Héctor Cúper.
Em março, o atacante ameaçou deixar o clube caso continuasse no banco de reservas. Pressionado pela direção da Inter, Cúper escalou o atacante nos últimos jogos da equipe no Italiano.
Mesmo com Ronaldo em campo, o time não conseguiu quebrar o jejum de mais de dez anos sem conquistar o scudetto.
Ontem à tarde, Martins se reuniu com o presidente da Inter de Milão, Massimo Moratti, para tratar sobre a permanência do jogador no clube.
"Falamos sobre reforços do time e do planejamento para a próxima temporada, mas não conversei sobre as propostas. Quando recebermos oficialmente as ofertas, o presidente será o primeiro a saber", disse Martins.
Os empresários de Ronaldo já começam a peitar os dirigentes da Inter. Na semana passada, Reinaldo Pita, o outro empresário do jogador, disse que o clube italiano tem que montar um forte time para a próxima temporada e reivindicou um aumento salarial.
Na Inter, Ronaldo ganha menos que o uruguaio Recoba e o italiano Vieri. A reação do empresário criou um mal-estar no clube. A direção da Inter já cogita negociá-lo.

Obsessão pela Copa
Apesar do seu futuro incerto, Ronaldo decidiu se calar sobre as negociações e prefere falar apenas da seleção brasileira.
"O meu futuro é agora. Eu só penso no Mundial", disse o jogador, que vai formar dupla de ataque com Edílson, do Cruzeiro, no jogo-treino desta tarde.
A Copa-2002, que será disputada no Japão e na Coréia do Sul, será a sua terceira na carreira.
Sobre a sua volta ao Barcelona, o atacante disse: ""Agora, só falo de seleção. Quero ganhar a Copa do Mundo para o Brasil. Além disso, gostaria de ser o melhor novamente". Ronaldo foi eleito o melhor do mundo em 1996 e 1997 pela Fifa e o melhor do Mundial de 1998, na França.
Embora o jogador tenha dito que só pensa no Mundial, ele já começa a dar sinais de apreensão em relação ao seu futuro.
O atacante não esconde a impaciência durante as entrevistas. (FÁBIO VICTOR, JOSÉ ALBERTO BOMBIG E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Salada de Bolas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.