São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alma gremista marca presença nas semifinais da Copa do Brasil

Cuca, Mário Sérgio e Renato Gaúcho, ídolos do clube do RS, estão na reta final

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa do Brasil pode estar sem o Grêmio, mas o espírito do mais vitorioso time do torneio está presente nas semifinais da competição. Três dos quatro sobreviventes no torneio são dirigidos por ex-jogadores do clube. Só o Brasiliense, único que não integra a Série A na fase que tem início hoje, não tem um ex-atleta gremista no comando -Roberto Fernandes é o treinador.
Hoje, o Botafogo do técnico Cuca visita o Figueirense de Mário Sérgio. O primeiro foi herói na conquista da Copa do Brasil de 1989, a primeira edição da disputa, que teve o Grêmio como vencedor -depois, viriam mais três troféus do torneio e mais outros três vices.
""Lembro até hoje do gol que fiz na final de 1989. Fica sempre passando na minha cabeça", declarou Cuca, que treinou anteontem com seu Botafogo nas dependências do Grêmio -estava em Porto Alegre, onde o time carioca bateu o Internacional por 3 a 2 na estréia no Brasileiro-2007, no domingo.
Cuca lamentou, porém, por seu nome não aparecer na ""calçada da fama" do Grêmio. O nome de Mário Sérgio, campeão mundial em 1983 e rival de Cuca hoje, também não figura no espaço do time gaúcho que tem mais de 20 homenageados.
Renato Gaúcho, autor dos gols do título mundial do Grêmio em 1983, está eternizado na ""calçada da fama". Ele, que foi vice da Copa do Brasil em 2006 pelo Vasco, agora avança de novo na competição de mata-mata com o Fluminense.
A Copa do Brasil pode pelo segundo ano seguido ter uma final carioca. Se no ano passado o Flamengo bateu o Vasco, agora Fluminense e Botafogo podem fazer a decisão. Desde 2003 há sempre um time carioca ao menos na final do torneio.
O Grêmio, maior vencedor da disputa (é tetra como o Cruzeiro), vive seu maior jejum de taças na Copa do Brasil (não vence desde 2001), mas está fora por jogar a Libertadores -a CBF não permite que times que estejam no torneio continental disputem a Copa do Brasil.
Botafogo e Brasiliense terão a vantagem de decidir em casa. Nenhum semifinalista possui o título da disputa. Os dois cariocas e o Brasiliense já foram vice.


NA TV - Figueirense x Botafogo
Sportv, ao vivo, às 21h45

NA TV - Fluminense x Brasiliense
Band, Globo (menos SP) e Sportv2 (menos RJ, MG e CE), às 21h45



Texto Anterior: Tevez: FIFA avisa que fará investigação sobre a transferência para o West Ham
Próximo Texto: Seleção: Ronaldinho fica de fora da Copa América
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.