São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inter pode ser penta ou acabar só tri

Time de Mourinho tenta título em campo, e Juventus quer cassar taça de 2006 dada à rival no tapetão

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só no Brasil que há polêmica sobre quem é penta ou não. A Inter de Milão entrará em campo hoje na busca de um inédito penta, mas uma polêmica nos bastidores pode deixar a equipe do técnico José Mourinho apenas como tri.
No papel, a Inter, que hoje pega o Siena fora de casa, é tetracampeã italiana, pois o título da Juventus na temporada 2005/2006 foi cassado (envolvimento do clube no escândalo de manipulação de resultados) e depois foi conferido à Inter.
Mas, na última segunda, a Juventus pediu oficialmente a instituições esportivas italianas que esse título fique vago, assim como o de 2004/ 2005, também tirado no tapetão da "Velha Senhora". O time de Turim fez esse pedido após as últimas revelações do caso "Calciopoli" -conversas telefônicas entre dirigentes da Inter e representantes dos árbitros.
Se as autoridades entenderem que a Inter está envolvida no escândalo, o time passaria a ter apenas os últimos três scudettos e ficaria assim impossibilitado de atingir hoje o seu inédito penta -a Juventus ganhou cinco títulos seguidos entre 1931 e 1935, e o Torino levou cinco taças em série nos anos 40, embora com a sequência quebrada pela Segunda Guerra.
Por causa do "Calciopoli", a Juventus acabou na Série B. Assim, só a Inter na Itália nunca disputou a segunda divisão.
A questão ganhou força dias antes da derradeira rodada do Italiano, que pode coroar a Inter ou a Roma. A equipe de Milão tem dois pontos a mais, porém, se empatar, amargará um vice se a Roma vencer -por ter perdido no confronto direto.
A Inter tenta ainda uma histórica Tríplice Coroa, pois já venceu a Copa da Itália e vai decidir a Copa dos Campeões.
A Roma, que não é campeã italiana desde 2001, também joga fora de casa hoje. E pega o Chievo, uma equipe mais forte que o Siena, o vice-lanterninha.
A Inter pode ficar com 18 títulos e superar o Milan. Mas terá que ser campeã no campo e seguir campeã no tapetão.
Ontem, o Milan derrotou a Juventus por 3 a 0 com dois gols de Ronaldinho Gaúcho.


NA TV - Siena x Inter
ESPN Brasil e RedeTV!, às 10h

Chievo x Roma
ESPN e Sportv, às 10h




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Paulo Vinicius Coelho: Os erros dos outros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.