São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mutante, Corinthians procura embalar

Ao longo do torneio, time vai ficar mais jovem e barato

DA REPORTAGEM LOCAL

Aos poucos, o Corinthians pesado, inchado, caro e com alta média de idade que fracassou na Taça Libertadores começa a dar lugar a um time mais leve, jovem e, sobretudo, barato.
O time que enfrenta o Grêmio hoje, às 16h, no estádio Olímpico, ainda é bem parecido com o que fracassou ante o Flamengo na competição continental, que era o sonho do clube neste ano de centenário.
Mas já há mudanças: titulares e veteranos, Ronaldo e Danilo não jogam hoje à tarde, poupados para evitar lesões, e serão substituídos por Souza e Jucilei, respectivamente.
Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tenta emplacar a segunda vitória seguida. "Vamos levar o que temos de melhor a Porto Alegre, porque fazer esse resultado é importante", declarou o técnico Mano Menezes.
Só essas duas alterações já fazem a média de idade do time cair de 29 anos para 27,8. Fazem também a média salarial cair bastante, o que combina com os anseios da diretoria, que admite os erros cometidos na montagem da equipe para a disputa da Libertadores.
"Não me arrependo de nada, mas exagerei em algumas coisas", declarou o presidente Andres Sanchez, na sexta-feira. No início do ano o cartola já havia admitido que gastara demais, mas a ânsia por conquistar a primeira Libertadores para o clube justificava tudo.
Com apenas uma competição por disputar até o fim do ano do centenário, ao Corinthians não resta outra alternativa que não seja reduzir custos -até agora, o clube manteve um plantel suficiente para montar dois times.
Tanto que os reforços adquiridos -o volante Paulinho e o meia Bruno César -são considerados baratos em comparação a medalhões como Iarley, Tcheco, Danilo e Roberto Carlos. E, mesmo assim, foram contratados graças à ajuda de parceiros: o primeiro, do BMG e o segundo, do grupo Sonda.
Os dois reforços (ambos de 21 anos) devem ganhar espaço nas próximas rodadas. Bruno César chegou a ser testado na vaga de Danilo, mas Mano deve optar por Jucilei. "Não quero dar a ele uma responsabilidade tão grande", comentou o treinador sobre o ex-atleta do Santo André, vice-campeão paulista.
A presença de caras novas na equipe vai aumentar conforme jogadores mais rodados continuem a deixar o time alvinegro.
O primeiro foi o meia-atacante Morais, emprestado para o Bahia (embora o Corinthians continue a pagar mais da metade de seu salário). O próximo a sair deve ser o volante Edu, que na sexta reclamou de "falta de reconhecimento" no clube.


NA TV - Grêmio x Corinthians
Globo e Band (para São Paulo), ao vivo, às 16h




Texto Anterior: Botafogo: Loco Abreu fica fora por copa
Próximo Texto: Grêmio: Time vai poupar titulares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.