São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo vê equilíbrio histórico

PAULISTA
Poucos títulos separam maior campeão e quarto vencedor

RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

O título de ontem do Santos sobre o Corinthians confirmou uma tendência histórica de maior equilíbrio em títulos em São Paulo do que em outros Estados do país.
Sete títulos separam o maior campeão paulista (Corinthians, 26 conquistas) do quarto maior ganhador do torneio (Santos, 19 troféus).
Só dois outros Estaduais têm uma diferença menor, porém ambos são campeonatos muito mais recentes.
Em Tocantins, a diferença é de apenas três títulos entre o maior campeão e o quarto maior ganhador, mas a competição começou apenas em 1993. No Distrito Federal, a diferença é de cinco conquistas, porém o torneio na capital do país iniciou em 1959.
O Santos ficou agora um título estadual atrás do São Paulo, sem contar o troféu de 1931 (ganho pelo apelidado São Paulo da Floresta) e o Supercampeonato Paulista de 2002 (tem sido ignorado até pela federação paulista).
Já em fase de preparação para seu centenário, o Santos está apenas três títulos atrás do Palmeiras, que, assim como o São Paulo, ganhou só um Paulista neste século. O time que tanto ficou marcado pela era Pelé ganhou quatro dos últimos seis Paulistas.
O Corinthians, maior campeão do Estado, é o mais velho dos quatro grandes (como é de 1910, já festejou seu centenário, que acabou sem títulos no futebol). E quatro títulos corintianos na era do amadorismo foram divididos -havia mais de uma liga.
O Palmeiras, quando ainda era Palestra Itália, ganhou três títulos estaduais em anos em que aconteceram dois campeonatos no Estado.
No Rio de Janeiro, o Flamengo confirmou neste ano sua hegemonia local. Já tem 32 títulos contra 19 do Botafogo, quarto maior vencedor.
Em Minas Gerais, o Atlético soma 40 taças, 35 a mais que o quarto maior vencedor. No Gaúcho, o Inter também chegou a 40 troféus. Os vários clubes que estão empatados na quarta posição na lista de campeões do Gaúcho possuem um título apenas.
Em alguns Estaduais, a hegemonia de poucos times é ainda maior. No Rio Grande do Norte, o ABC completou 52 títulos estaduais. Seis times com um título só dividem a condição de quarto maior campeão potiguar.


Texto Anterior: Sem pênaltis, falhas destacam ambos goleiros
Próximo Texto: Foco: Implosão do Mané Garrincha falha duas vezes e é adiada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.