São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno sul-africano esvazia os Fan Parks

Sob frio de 3C, torcedores acabam abandonando as grandes áreas livres com telões

DE JOHANNESBURGO

Projetados para o verão europeu, os Fan Parks, grandes áreas livres com telões para torcedores assistirem à Copa, vêm sofrendo no inverno de Johannesburgo.
Menos de 50 pessoas resistiram ontem até o final da partida entre Brasil e Coreia do Norte num Fan Park na região de Sandton. No começo do jogo, eram cerca de 300, mas o frio de 3C, com vento cortante, fez vários abandonarem o local no intervalo.
Uma cena bem diferente da das Fan Fests lotadas da Copa da Alemanha, quatro anos atrás, quando foram criadas. Ou mesmo dos primeiros dias do atual Mundial, bem mais quentes.
Ontem, a temperatura em Johannesburgo caiu bruscamente, com máximas não passando de 11C e a mínima perto de 0C. A tendência é o frio se manter ou mesmo piorar até o final da Copa.
Era difícil achar quem não lamentasse ter embarcado num autêntico programa de índio. "Cadê as garotas brasileiras? Onde está todo mundo?", perguntava Johan Stegmann, 22, enrolado em uma bandeira do Brasil. No intervalo, ele foi para casa.
Achar brasileiros era quase impossível. A diminuta audiência era formada por sul-africanos que simpatizam com o Brasil. "Sempre apoiei o Brasil", afirmou Raeesa Essop, 16.
Seu irmão, Ridwan, 21, disse que a ideia de ver o jogo ali era "sentir a vibração" do povo brasileiro. "Achei que seria uma atmosfera boa."
No intervalo, um esforçado DJ tentava dar alguma animação ao lugar. "Vocês já estão congelados?", gritou, esperando uma resposta que não veio. Depois, pediu uma "salva" de vuvuzelas para o Brasil. Só quatro soaram.
De pior humor estavam os vendedores de comida. Warren Familiar disse que vendeu 25 pratos de pap (purê de milho) com carne ontem. No jogo África do Sul x México, na última sexta, haviam sido 300.
(FÁBIO ZANINI)

Texto Anterior: Empresa de jeans fura controle da Fifa
Próximo Texto: José Simão: Selexotan do Dunga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.