São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sport é campeão único de 87, mas CBF vai recorrer

BRASILEIRO
Entidade tenta alterar decisão que tira título do Flamengo


SÉRGIO RANGEL
DO RIO

A CBF vai recorrer para derrubar a decisão da Justiça Federal de Pernambuco, que tirou do Flamengo o Brasileiro de 1987. Ontem, a entidade informou que o Sport é o campeão único daquele ano.
Foi obrigada a editar uma "resolução da presidência" para revogar o reconhecimento do título do clube carioca, concedido pela entidade em fevereiro depois de mais de 20 anos de disputa.
No mês passado, a 10ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco determinou que a confederação reconheça "como único campeão" brasileiro daquele ano o Sport.
Em caso de descumprimento, a entidade teria que pagar multa diária de R$ 500 e poderia ser enquadrada em crime por desobediência.
"Decisão judicial se cumpre, e se recorre quando não se está satisfeito. Por isso, tivemos que editar essa resolução da presidência, mas vamos contestar a decisão", disse o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes.
Segundo o dirigente, a decisão original, conseguida pelo Sport nos anos 80, não determina que a confederação reconheça o time pernambucano como "único" campeão do Brasileiro-1987.
A diretoria do Flamengo informou que vai recorrer na Justiça e que também irá à Fifa. A alegação do clube é a de que o estatuto da entidade não permite ações judiciais.
Teixeira, que sempre negara o título aos cariocas, recuou no início do ano e o reconheceu para enfraquecer o Clube dos 13, que reúne os maiores clubes brasileiros.
A decisão da entidade ocorreu na semana em que o C13 divulgaria o edital para a concorrência do contrato de exibição do Brasileiro. Globo, Record e Rede TV! estavam na disputa pelos direitos. Teixeira era favorável à vitória da Globo. Mas o C13, com Fábio Koff, queria aumentar o valor pago pela TV.
Com a homologação a seu favor do Brasileiro-87, os cariocas garantiram, na teoria, a posse da Taça das Bolinhas, troféu para quem conquistasse cinco títulos.
O troféu está com o São Paulo, que o tinha recebido um pouco antes da decisão favorável ao Flamengo.


Texto Anterior: Sub-20: Ney sinaliza convocação favorável ao São Paulo
Próximo Texto: Corinthians: Meia, Alex pode jogar no ataque
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.