São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Chuvas e trovoadas
A CBF passou o dia ontem numa disputa com a organização da Copa América. Os brasileiros queriam ir a Piura num vôo fretado da Taca, e os promotores diziam que a seleção tinha de ir em vôo de carreira, com escala em Lima, da Lan Peru, que patrocina o torneio. No fim, a CBF venceu a queda-de-braço.

Apenas isso
Do zagueiro Luisão, sobre os dois gols sofridos pela seleção na derrota de 2 a 1 para o Paraguai: "A falha foi só nos dois gols. O resto foi perfeito".

Luz vermelha
Os guias de imprensa que a Traffic, organizadora da Copa América, iria distribuir no torneio estão retidos na alfândega peruana. O governo do país quer cobrar taxa de importação do material, mas a agência brasileira se recusa a pagar.

Beicinho
Os paraguaios estão entalados nas gargantas de Zagallo e Dudu Cearense. O coordenador disse que torcerá pelos vizinhos nas quartas, só para ter a chance de vingança na semifinal. "O Paraguai nunca foi campeão em nada. Está comemorando antes da hora", afirmou o volante.

A conferir
Em reunião ontem com representantes do São Paulo e da Polícia Militar, o Procon-SP determinou que, em clássicos no Morumbi, todas as 37 bilheterias devem estar abertas. O clube se comprometeu a, em jogos normais, disponibilizar 20 guichês. O órgão marcou o encontro após verificar filas enormes numa partida com 4.000 pessoas.

Cinematógrafo
O pesquisador gaúcho Cláudio Dienstmann, autor de livros sobre o futebol do RS e sobre a seleção, garimpou três filmes raros, em 16 mm, com imagens da Copa de 54, entre eles duas partidas do Brasil, contra Iugoslávia e Hungria, esta a famosa "Batalha de Berna". O terceiro é a semifinal Hungria x Uruguai.

Restauração
As relíquias estavam com a família do cinegrafista Henrique Amábile. Dienstmann passou um dos filmes, de cinco minutos, para DVD, mas outros dois estão ressecados. Atrás de interessados na restauração, ele procurou a Fifa, que costuma recuperar imagens históricas.

Guerra de versões
A atacante Sissi diz que jamais se recusou a defender o Brasil em Atenas e acusa o técnico Renê Simões de tê-la convidado duas vezes e depois mudado de idéia. A versão da CBF é a de que a veterana de 37 anos descartou a seleção por estar emperrada com pedido de visto nos EUA.

Fim da linha
Fora da lista de Simões, Sissi, maior craque da história do futebol feminino do país, admite que seu ciclo na seleção está encerrado. "Estou magoada porque corri atrás desde o início e fui descartada mais uma vez."

De camarote
A prefeita Marta Suplicy (PT) será a única candidata em São Paulo convidada pela FPF para Brasil x Bolívia, no Morumbi, em 5 de setembro. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também integra a lista. O seu candidato, José Serra, não.

Melhor não
Antonio Carlos Barbosa recusou convite para amistoso na Espanha no dia 24. Para o treinador, a seleção feminina de basquete teria mais prejuízo do que benefício se aceitasse um duelo com as espanholas, que bateram as brasileiras no Mundial-2002 e são potenciais rivais em um mata-mata olímpico.

Ócio produtivo
Se dissesse sim, o técnico prejudicaria seus últimos dias de treinos táticos no Brasil. "O time precisa de preparo, mas também de lazer." Sem a viagem, a seleção terá um fim de semana a mais de folga antes de embarcar para a Grécia, no dia 29.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Eduardo Farah, ex-FPF, sobre a idéia de Ricardo Teixeira para o Maracanã:
- Se ele já implodiu o futebol brasileiro, para que implodir estádio?

CONTRA-ATAQUE

Rodízio corintiano

Treino do Corinthians. Enquanto os atletas batem bola no Parque São Jorge, um dos simpáticos assessores de imprensa do clube se aproxima dos vários jornalistas presentes com bloquinho na mão e uma caneta.
- Quem vai? Hoje é o quê?
Os jornalistas pensam um pouco, alguns trocam algumas idéias e depois respondem ao assessor, que anota tudo com o maior cuidado em seu papel.
- E você, o que quer?
O atencioso assessor continua sua peregrinação atendendo aos jornalistas, quase todos sentados experimentando a água servida gratuitamente no local.
- Fábio Baiano é uma boa. Betão cai bem. Tem o Valdson também, o Rosinei...
Os jornalistas selecionam os entrevistados que querem. Um deles, porém, confunde a cena.
- Misto e suco de laranja.


Próximo Texto: Regulamentada, Lei Piva fecha cerco a olímpicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.