São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA

Atleta olímpico cai em treino e fica paralítico

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma queda durante um treino em Cottbus deixou paralítico o ginasta alemão Ronny Ziesmer.
Na execução de um duplo mortal para trás nos exercícios de solo, na última segunda-feira, o atleta caiu de mau jeito e quebrou o pescoço. Ele foi levado às pressas a um hospital especializado em traumas em Berlim, e os médicos constataram a quebra de uma vértebra do pescoço.
Ontem, Stephan Becker, médico-chefe do hospital, divulgou que Ziesmer, 25, foi submetido a uma cirurgia, mas que dificilmente voltará a andar -os braços e as pernas do ginasta perderam o movimento depois da queda. "Partimos do princípio de que a paralisia vai continuar", afirmou.
Segundo Andreas Schaffartzik, chefe do hospital, a espinha dorsal do atleta, que mede 1,72 m, sofreu lesões irreversíveis.
Campeão alemão de ginástica artística, Ziesmer treinava para competir em Atenas. Ele começou no esporte em 1986, participou de seu primeiro evento internacional há cerca de dois anos e conquistou a vaga olímpica no Mundial de Anaheim-03, quando seu país obteve a 12ª colocação por equipes -no individual geral, Ziesmer ficou em 49º lugar, quatro postos atrás de Mosiah Rodrigues, que representará o Brasil no torneio olímpico.
Em 2002, outro ginasta alemão, Johannes Hablik, também ficou paralítico após sofrer acidente parecido. "Temos poucas lesões quando comparamos a ginástica com outros esportes, mas, se ocorrem, elas são mais sérias", afirmou Rainer Brechtken, presidente da federação alemã.
É no solo que o Brasil deposita suas esperanças de obter uma inédita medalha olímpica na ginástica, com Daiane dos Santos. Ela é favorita por realizar o duplo twist esticado, movimento que recebeu classificação Super E da federação internacional por ser considerado de difícil execução.


Texto Anterior: Decreto traz ao menos uma vitória para o COB
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Eurico Miranda é condenado por obstruir CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.