São Paulo, domingo, 16 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo usa cautela contra pior

Time, que perdeu pontos contra ameaçados pela degola, adota cuidado excessivo ao analisar o Sport

Se alcançarem uma vitória hoje, são-paulinos fecharão o 1º turno com campanha idêntica à da equipe que foi tricampeã no Brasileiro-08

Adriano Vizoni/Folha Imagem
O lateral argentino Adrián González, que estreia hoje
pelo São Paulo, contra o Sport, no Recife


CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

O lanterna Sport é, em teoria, o adversário ideal para o São Paulo encerrar o primeiro turno do Brasileiro em alta.
Enquanto o time tricolor vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas e sete jogos sem derrota, o rubro-negros está há oito jogos sem vencer e divide com o Náutico o posto de pior defesa do Nacional, com 35 gols sofridos.
Mas o confronto de hoje com a equipe pernambucana, às 16h, na Ilha do Retiro, vem sendo tratado com toda a cautela pelo clube do Morumbi.
"Estamos esperando um jogo até mais difícil do que se enfrentássemos alguma das equipes que estão na nossa frente", declarou o goleiro Denis.
O excesso de cuidados tem explicação. O São Paulo vem apresentando mau desempenho contra os piores times deste Nacional. Das quatro equipes que começaram a 19ª rodada na zona de rebaixamento, o time paulista só venceu o Náutico, em jogo que marcou a estreia de Ricardo Gomes.
De resto, foram derrotas contra Fluminense e Coritiba, respectivamente 19º e 18º colocados do Brasileiro. E o time do Morumbi também tropeçou contra equipes que estão na parte de baixo da tabela, como nos empates em casa contra Santo André e Atlético-PR.
Diante desse histórico pouco convincente, os jogadores passaram a adotar um respeito até maior do que o empregado para analisar equipes mais bem colocadas no Nacional.
"A torcida deles é muito forte, o campo não é excelente, e eles vão vir com tudo para o ataque. Temos que encarar a partida como uma final", declarou Borges, que, com Dagoberto suspenso, formará a dupla de ataque com Washington.
"O Sport fez uma mobilização geral para sair da situação ruim e tem uma boa equipe", completou Ricardo Gomes.
Caso vença o clube pernambucano, o São Paulo encerrará o primeiro turno com uma campanha idêntica à do ano passado, quando conquistou o tri no Brasileiro. Alcançará 33 pontos -rendimento de 57,8%.
Mas, neste ano, o time pode contar com uma ligeira vantagem. Em 2008, estava a oito pontos do Grêmio, que encerrou a primeira metade do campeonato como líder. Na primeira rodada do returno, a diferença ainda subiu para 11 pontos, já que a equipe de Porto Alegre venceu o confronto direto.
Agora, com uma vitória em Recife, serão quatro pontos de distância em relação ao líder momentâneo da disputa -o Palmeiras, que empatou e ficou nos 37 pontos. O Inter, porém, pode ir a 39 se vencer seus dois jogos atrasados e ganhar simbolicamente o primeiro turno.


NA TV - Sport x São Paulo
Globo e Band (para SP), às 16h


Texto Anterior: Vôlei: Brasil estreia hoje no Sul-americano
Próximo Texto: Estreia: Lateral argentino tem chance única para bater faltas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.