São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escutas da PF revelam papel de destaque

DA REPORTAGEM LOCAL

Nas escutas telefônicas da Polícia Federal, Renato Duprat não é coadjuvante.
Suas conversas gravadas durante a Operação Perestroika mostram que ele tratou dos mais diversos assuntos, seja em nome do Corinthians, de empresários, de advogados e até de Boris Berezovski e de Kia Joorabchian -com ambos mantinha discurso cordial.
Duprat esteve, por exemplo, participando ativamente das negociações para que Emerson Leão fosse contratado pelo Corinthians.
Em conversa com Paulo Angioni, então funcionário da MSI, ele chegou a ser acionado para resolver uma pendência que atrapalhava a chegada de Leão. Em 14 de agosto de 2006, Angioni dizia a Duprat que a MSI não poderia se comprometer a pagar os impostos sobre os ganhos do treinador. "Eu joguei isso para o Dualib pagar", falou Duprat.
O empresário teve bom trânsito também na Federação Paulista de Futebol. No dia 15 do mesmo mês, ele atendeu a uma ligação de Angioni em telefone localizado dentro da sede da entidade.
Duprat também agiu tentando aparar arestas entre MSI e Corinthians.
No dia 17 de outubro de 2006, por exemplo, ele acalma um irritado Dualib, que pedia explicações sobre o motivo de Berezovski ter ficado com seu passaporte -depois apreendido pela PF com o russo no Brasil.
"Nem sei se ele usou o passaporte para alguma falcatrua", acusava Dualib. "Pelo que me lembro, era o negócio de Israel. Acho que ele trouxe para dar para o senhor", respondeu Duprat.
Dentro do clube, chegou a ter poderes de dirigente. Em conversa no dia 5 de junho com Paulo Amoretty, então advogado do Corinthians no caso Nilmar/Lyon, Duprat é quem pede atualizações sobre o trâmite do imbróglio. E sugere estratégia: "A gente posterga, empurra o caso com a barriga o mais para a frente possível."0 (EAR E PGA)


Texto Anterior: Empresário silencia sobre processos
Próximo Texto: Espião: Laço com o Santos causou resistência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.