São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na África, Blatter descarta "plano B"

Presidente da Fifa diz que sucesso da Copa de 2010 tornou-se cruzada pessoal alheia às questões políticas

DA REPORTAGEM LOCAL

Em viagem pela África do Sul desde domingo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, 72, falou ontem, na Cidade do Cabo, sobre questões políticas que cercam a estrutura que vem sendo construída para a Copa do Mundo de 2010 e afirmou que não há qualquer pretensão de mudar o Mundial de país-sede.
Bem-humorado, Blatter chegou a dançar ao ser recebido com música e aplausos por cerca de 2.000 operários que trabalham na construção do estádio Green Point. Dizendo-se feliz por estar visitando o país, Blatter afirmou que o sucesso do torneio de 2010 tornou-se uma cruzada pessoal.
Ao falar da política local, Blatter garantiu estar certo de que uma possível tensão no processo de sucessão presidencial africana não afetará o evento. E manteve-se neutro, já que esteve com o atual presidente, Thabo Mbeki, no domingo e hoje terá como companhia nas visitas às obras Jacob Zuma, possível substituto de Mbeki.
"Não estamos preocupados com questões políticas. Vamos organizar e entregar esta Copa do Mundo, que será um evento maravilhoso", disse Blatter.
O cartola garantiu que, a menos que haja catástrofe natural, não existe plano de emergência para substituir a sede do Mundial. Reservadamente, ele admite que obras de infra-estrutura são as que mais preocupam. Embora o governo tenha reservado US$ 1,7 bilhão para melhorar o transporte, não há grandes obras previstas para cidades como Durban ou Cidade do Cabo, duas das principais sedes do evento futebolístico.
O otimismo que demonstrou ao falar da estrutura não esteve presente quando Blatter referiu-se à seleção sul-africana. Disse estar desapontado com o fraco desempenho do time, dirigido pelo brasileiro Joel Santana. "Foi campeã africana em 1996 e, desde então, o quê? Façam algo, mexam-se!".


Texto Anterior: Com Platini cartola, Leste Europeu invade liga
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.