São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobrando, Corinthians já planeja treino de luxo

Clube fará amistoso contra o Mixto, em Cuiabá, a seis rodadas do final da Série B

Pelos cálculos do treinador Mano Menezes, equipe que enfrenta o Brasiliense hoje, fora de casa, precisa de mais 14 pontos para voltar à elite


Mastrangelo Reino/Folha Imagem
O técnico Mano Menezes, do Corinthians, que encara hoje à noite o Brasiliense em busca da sétima vitória consecutiva na Série B

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dá para imaginar o Grêmio, líder do Brasileiro, viajando a seis rodadas do fim do campeonato para jogar um amistoso distante 1.614 km de casa?
No caso do Corinthians, que hoje encara o Brasiliense, às 20h30, em Taguatinga, pela cada vez mais tranqüila Série B, isso é perfeitamente possível.
Folgada no topo da tabela (54 pontos, contra 45 do vice-líder Avaí), a equipe paulista já se dá ao luxo de planejar um duelo contra o Mixto-MT, em Cuiabá, no dia 28 de outubro, para dar ritmo de jogo a quem não vem atuando com freqüência.
Três dias antes de viajar a Mato Grosso, o time enfrenta o Ceará no Pacaembu, mesmo palco do desafio diante do Paraná, no dia 1º de novembro.
Em um campeonato disputado como tem sido a Série A, fazer uma viagem dessas na reta final seria considerado loucura. Porém a possibilidade real de o Corinthians conquistar o acesso à elite antes do amistoso torna o fato menos peculiar.
"Temos tido a preocupação de buscar alternativas para os jogadores que não estão sendo utilizados no início das partidas. É diferente de treino. Como devo mexer pouco na equipe nesta reta final, é importante para esses atletas jogarem e não perderem o ritmo", afirmou o técnico Mano Menezes, a respeito do jogo em Cuiabá.
Até o dia do amistoso, o time do Parque São Jorge terá disputado oito partidas da Série B, contando o duelo desta noite.
Pela projeção do treinador corintiano, são necessários 68 pontos para garantir o acesso. Levando-se em conta a trajetória da equipe na competição, obter os 14 pontos restantes em 24 disputados não deverá, mesmo, ser tarefa das mais difíceis.
Mesmo que não alcance seu principal objetivo da temporada até lá, ainda restarão seis jogos para confirmar a vaga.
Como dentro de campo a missão corintiana beira o marasmo -quebrado raras vezes, como na vitória dramática sobre o Barueri, na última rodada-, o principal desafio de Mano tem sido impedir que a festa antecipada contagie o elenco.
"No lado externo, é normal que aconteça. Temos a noção clara de que estamos mais próximos do objetivo, mas não é necessário fazer projeções, criar uma data. Temos de pensar no Brasiliense e, se fizermos bem nossa tarefa, ficaremos ainda mais próximos", afirmou.
Sem o lateral-direito Alessandro e o meia Douglas, suspensos, e o volante Nilton, lesionado, Mano falou em duas opções para montar o time.
Caso opte por Carlos Alberto no lugar de Nilton, Denis entra na lateral. Se Carlos Alberto for o escolhido para substituir Alessandro, Cássio atuará no meio. Para a vaga de Douglas, Diogo Rincón foi o eleito.
O atacante Dentinho e o lateral-esquerdo Wellington Saci, recuperados de lesão, ficam no banco. O atacante Otacílio Neto, contratado junto ao Noroeste enquanto se reabilitava do rompimento no ligamento cruzado do joelho esquerdo, foi relacionado pela primeira vez.
Já o Brasiliense, penúltimo na tabela (23 pontos), tenta acalmar o ambiente após as saídas de Athirson e Dimba. O time vem de goleada (1 a 4) ante o São Caetano, fora de casa.

NA TV - Brasiliense x Corinthians
Sportv (menos DF e BA), ao vivo, às 20h30



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Time tenta recorde após arrancada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.