UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA

Brasil abrigará Copa do Mundo após 25 anos

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após 25 anos de espera, o Brasil voltará a organizar um evento de peso de ginástica artística da FIG.
A federação internacional confirmou à Folha que o Rio de Janeiro será a sede de uma das etapas da Copa do Mundo em 2004.
A Copa, que só perde em importância para o Mundial e o torneio olímpico da modalidade, envolve disputas masculinas e femininas e, durante um ano, conta com três etapas e uma final.
Além do Rio, que organizará a etapa de 30 de março a 4 de abril, Paris (França), Cottbus e Stuttgart (Alemanha) vão abrigar o evento.
A última vez que a Copa ocorreu no país foi em 1978, quando São Paulo sediou o evento.
Ao mesmo tempo que coroa o melhor momento da ginástica artística brasileira -que classificou pela primeira vez uma equipe para a Olimpíada, que voltará a participar das disputas olímpicas no masculino depois de 12 anos e que viu Daiane dos Santos obter um histórico ouro em Mundiais-, a escolha do Rio marca a nova política da federação internacional: a de expandir a modalidade.
"A Copa estava muito concentrada na Europa. A idéia é torná-la cada vez mais universal", afirmou o diretor de comunicação da FIG, Philippe Silacci.
A Confederação Brasileira de Ginástica, que ainda estuda um local para realizar o evento, espera oferecer a maior premiação possível na Copa, de 75 mil, para atrair grandes atletas.
Além do evento de ginástica artística, o Rio recebeu ontem a notícia de que abrigará, também em março de 2004 (entre os dias 18 e 21), uma etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno.

Texto Anterior: Memória: Índios fizeram esporte chegar ao mundo ocidental
Próximo Texto: Tênis: Guga descobre tendinite no joelho direito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.