São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2004

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PAN-AMERICANO

Secretário diz que não há mais tempo para cumprir promessa

Metrô não sairá do papel, e Rio-07 vai andar de ônibus

Marco Antonio Rezende/COB
O ministro Agnelo Queiroz (Esporte) posa com pictogramas do Pan, apresentados ontem, no Rio


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Um dos principais "legados" do Pan-Americano de 2007 para os cariocas não vai sair do papel. A mil dias dos Jogos, o secretário municipal de Transporte do Rio, Arolde de Oliveira, admitiu ontem que o Transpan não estará pronto até o início da competição.
O Transpan -metrô de superfície que ligaria a Barra da Tijuca, bairro principal dos Jogos, aos aeroportos da cidade- era uma dos trunfos do prefeito Cesar Maia (PFL) para ganhar o apoio dos cariocas. O projeto chegou a ser apresentado pela prefeitura em dezembro de 2003, mas não houve abertura de licitação e agora não há mais tempo para sua conclusão antes do evento.
As linhas ajudariam a desafogar o trânsito na cidade e contariam com pontos de integração a ramais ferroviários do subúrbio e à linha 2 do metrô. A primeira estação seria na Barra da Tijuca (zona oeste). Em via elevada, quatro vagões, equivalentes ao metrô, passariam pela Vila Pan Americana e seguiriam paralelamente à Linha Amarela, até Jacarepaguá.
De lá, o percurso seria subterrâneo até o estádio João Havelange, na zona norte. "Não temos mais tempo hábil para realizar o Transpan ou a linha 4 do metrô. Para se ter uma idéia, o material rodante [trens e equipamentos] precisa ser encomendado com, no mínimo, três anos de antecedência. Mesmo assim, o projeto faz parte da nossa secretaria, mas só beneficiará aquela área depois do Pan-Americano", disse Oliveira.
Antes do anúncio do Transpan, a prefeitura, em conjunto com o governo do Estado, tentou viabilizar a construção da linha 4 do metrô, que acabou sendo vetada na Justiça por não respeitar a lei de responsabilidade fiscal.
Com a impossibilidade de construir as linhas de metrô, todo o transporte de atletas, dirigentes e turistas será feito por ônibus.
Atualmente, a secretaria está concluindo três projetos especiais. Um deles será um bonde de pneus, que funcionará em faixas próprias dentro da Barra da Tijuca. As linhas Amarela e Vermelha e a avenida Brasil, também contariam com pistas "segregadas" para facilitar os deslocamentos dos atletas e dirigentes.
Antes de Oliveira admitir que o metrô não sairia do papel até o início do evento, o secretário-geral do comitê organizador do Pan, Carlos Roberto Osório, já contava com a hipótese.
"Na verdade, o metrô não está incluído no caderno de encargos que nos comprometemos a cumprir junto à Odepa [entidade que comanda o esporte pan-americano]. Sempre falamos no metrô porque entendemos que esta seria uma boa oportunidade para a cidade, que não poderíamos deixar passar", disse Osório, na solenidade que marcou os mil dias para o início dos Jogos.


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