São Paulo, Terça-feira, 16 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Posição é a melhor de sua carreira

Queda de rivais leva Kuerten ao 3º lugar

da Reportagem Local

O brasileiro Gustavo Kuerten assumiu ontem o terceiro lugar do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
A posição é a melhor da carreira profissional dele, iniciada em 1995, e a terceira melhor da história do tênis sul-americano.
Antes, apenas o chileno Marcelo Ríos, líder da lista no ano passado, e o argentino Guillermo Vilas, segundo em 1975, haviam figurado entre os três primeiros do mundo.
A nova colocação surpreendeu o brasileiro. ""É mesmo?", perguntou, quando informado da notícia por sua assessoria. ""É muito legal estar em terceiro. É uma grande evolução, e agora estou cada vez mais perto do topo", completou.
A subida de Kuerten, que era quinto, foi motivada pela queda dos norte-americanos Pete Sampras e Todd Martin, que passaram, respectivamente, de terceiro para quinto e de quarto para sétimo. O brasileiro, que não defendia resultados na semana passada, manteve a pontuação (2.563) do ranking anterior. Já Sampras perdeu 271 pontos, e Martin, 264.
As quedas tiveram dois motivos principais. A de Sampras, pelo desconto dos pontos que havia conquistado na Copa do Mundo do ano passado. E a de Martin, por não ter defendido na última semana o título da edição de 1998 do Torneio de Estocolmo.
A Copa do Mundo deste ano, em Hannover (Alemanha), começa na próxima terça-feira. A ATP informou ontem que optou pelo desconto dos pontos da edição anterior da competição ao término da temporada regular deste ano, anteontem -nesta semana não há mais torneios.
Kuerten será o primeiro brasileiro a disputar a Copa, que encerra o circuito, com os oito melhores da temporada. No site da competição, ele era no final da tarde de ontem o mais votado em enquete sobre quem vencerá o torneio.
A viagem para Alemanha será nesta quinta. ""Vou tentar segurar o terceiro lugar", disse o tenista, que está treinando em Florianópolis, sobre sua expectativa.



Texto Anterior: Pinheiros é campeão após 27 anos
Próximo Texto: Boxe: Lewis tem prazo para pagar a FIB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.