São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo x Flamengo

Passado e presente minam Palmeiras

Cariocas derrotam Náutico e polarizam disputa com time do Morumbi em reta final que nunca viu virada de 3º colocado

Alento palmeirense, que está a três pontos do líder, é que Brasileiro-2009 tem sua disputa mais acirrada de toda era dos pontos corridos


DA REPORTAGEM LOCAL

Ao final da 35ª rodada, o Nacional vê a disputa pelo título polarizada entre São Paulo e Flamengo, que tornou-se vice-líder. É o que mostra a tabela. E é o que aponta o histórico dos pontos corridos: nunca houve virada da equipe terceira colocada a três jogos do final.
É verdade que o Palmeiras, o terceiro, conta com um fator a seu favor para obter a façanha: este é o Brasileiro com disputa mais acirrada e com menor diferença entre o líder e o terceiro neste estágio -três pontos. Em 2008, eram cinco pontos.
Mas a fase é difícil: o time do Parque Antarctica empatou com o Sport em casa, na quarta. No sábado, viu o rival São Paulo bater o Vitória e se isolar na ponta, com 62 pontos. Ontem, assistiu ao Flamengo vencer o Náutico (2 a 0) e chegar à segunda posição, com 60 pontos.
"Quando chega ao G4, briga pelo título", analisou o goleiro Bruno, capitão rubro-negro.
O histórico dos pontos corridos ainda indica ser difícil a conquista do Flamengo. Só em 2004 que o vice-líder a três jogos do final, o Santos, ganhou o Nacional, ultrapassando o Atlético-PR na penúltima rodada.
Uma análise das edições anteriores também mostra queda de rendimento dos dois primeiros colocados nas rodadas finais. Só o time santista, em 2004, e o Cruzeiro, em 2003, ganharam os três jogos.
É fator que pode gerar surpresa em campeonato acirrado.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Flamengo vence com Adriano até na defesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.