São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xingamentos de Maradona recebem pena branda da Fifa

Técnico da Argentina é suspenso por 60 dias e vai pagar multa de R$ 43 mil

DA REPORTAGEM LOCAL

Os atos descontrolados de Diego Maradona após a classificação da Argentina para a Copa do Mundo poderiam custar caro ao treinador. Maradona, 49, corria risco de ser suspenso por cinco meses e cinco jogos oficiais -o que praticamente o excluiria da Copa do Mundo.
Mas a Fifa, em julgamento realizado ontem, em Zurique, determinou uma punição bem mais branda: dois meses afastado do futebol e uma multa de 16.600 (cerca de R$ 43 mil).
Em um discurso que durou 40 minutos, Maradona pediu desculpas à Fifa e à "grande família do futebol mundial" pelas declarações que deu em Montevidéu, depois que seu time venceu o Uruguai por 1 a 0 e garantiu vaga no Mundial.
"Que chupem e que sigam chupando", gritou Maradona aos jornalistas, após a vitória no estádio Centenário. Na entrevista coletiva, ele repetiu as ofensas. Mais tarde, pediu desculpas apenas "às mulheres que eventualmente tenham ouvido" os xingamentos.
O técnico não poderá sequer treinar a seleção nos próximos 60 dias. Nesse período, a Argentina só tem um amistoso marcado: no dia 22 de dezembro, contra a seleção da Catalunha, dirigida por Johan Cruyff.
No jogo seguinte, 3 de março, contra a Alemanha, Maradona já estará liberado. "Levamos em consideração as desculpas e o arrependimento sincero do treinador, por isso adotamos essa decisão", informou a entidade, em nota.
A imprensa argentina classificou como "excessivamente suave" a punição ao técnico da seleção. O diário "Olé" até sugeriu que tenha havido pressão de Julio Grondona, presidente da Associação de Futebol da Argentina e amigo de Joseph Blatter, presidente da Fifa.
No sábado, a Argentina perdeu para a Espanha por 2 a 1, em amistoso disputado em Madri. A atuação do time de Maradona foi muito criticada, assim como as declarações do técnico depois da partida.
"Eu fiquei contente com o time, porque jogamos bem contra os campeões da Europa", declarou. "É melhor perder assim, jogando bem, do que ganhar por 1 a 0 com todo o time pendurado no travessão."


Texto Anterior: Vale ajuda a pagar jogo contra Omã
Próximo Texto: Eliminatórias: Torcida argelina leva confusão à França
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.