São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa limita altitude e ratifica Mundial-00

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Executivo da Fifa baixou ontem a proibição de se realizar jogos em altitudes superiores a 2.750 m se não houver a "aclimatação necessária" para os jogadores. O encontro foi em Tóquio, no Japão.
Também segundo o comitê, o Mundial de Clubes de 2000, conquistado pelo Corinthians, é válido como o primeiro Mundial reconhecido pela Fifa. "O Comitê Executivo tomou hoje a decisão e é definitiva", disse Joseph Blatter, o que sepulta as chances de o Palmeiras ter a Copa Rio de 1951 reconhecida. Além do Corinthians, só São Paulo e Inter ostentam o título.
Segundo o comitê, a decisão sobre altitude segue "recomendação apresentada por destacados especialistas médicos de todo o mundo". O documento, divulgado ontem, porém, não esclarece qual é o tempo necessário para a aclimatação.
A nova regra será aplicada de imediato em todas as competições da entidade, o que traz conseqüências diretas para as eliminatórias da Copa de 2010.
Países como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia têm utilizado a altitude como trunfo em partidas dentro de casa.
A seleção brasileira ainda fará confrontos pelas eliminatórias da Copa contra Equador e Bolívia no país do adversário, em locais a serem confirmados.
Outro torneio que sofre alteração direta com a nova norma da Fifa é a Taça Libertadores, cujo sorteio das chaves será na próxima quarta-feira, em Assunção (Paraguai). São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro jogarão.
As resoluções da Fifa sobre o assunto têm sido dúbias. Em maio, a entidade vetou jogos em locais acima de 2.500 m. A decisão provocou polêmica, e a Colômbia ameaçou até não participar das eliminatórias.
Em junho, a Fifa cedeu às pressões, autorizando jogos em até 3.000 m. Na reunião, a Fifa criticou a chance de a final do futebol da Olimpíada de Pequim ser às 12h devido às TVs.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Jogo do tetra ameaça ser tétrico
Próximo Texto: Alemanha: Schumacher pode ter multa por guiar táxi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.