São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Lembranças do que já é passado


Temporada que teve Federer em Paris como ponto mais alto termina festejando o ranking de Thomaz Bellucci

RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

ANO APÓS ano, o site Tenisbrasil organiza nossa cabeça em dezembro com uma votação que lembra e elege os destaques do ano. Já virou clássico, e, neste ano, o que chamou a atenção foi a "sintonia" entre a votação do público e dos ditos "especialistas", o que deixa claro que houve praticamente consenso na hora de dizer quem realmente fez história (ou decepcionou).
O momento mais decisivo da temporada foi a disputa de Roland Garros. Lá, Rafael Nadal, que vinha ganhando tudo, caiu, e Roger Federer, já causando dúvida até nos fãs mais entusiasmados, fechou o Slam. Não menos que 87% dos jornalistas citaram Roland Garros como o auge de Federer nesta temporada, bem como 75,5% dos leitores do site.
Leitores e jornalistas também concordaram que o jogo do ano foi entre Federer e Andy Roddick, na final de Wimbledon. E que Juan Martin del Potro foi, ao mesmo tempo, o que mais evoluiu e, sem demérito, o coadjuvante do ano. No feminino, Caroline Wozniacki, de longe. Em "a lesão mais sentida no ano", a de Nadal, em seus joelhos.
Entre as meninas, Wimbledon é que foi determinante: ali, Serena Williams mostrou estar alguns degraus acima de Dinara Safina, que, até então, parecia ser a estrela. Ana Ivanovic foi a decepção, segundo a maioria de especialistas e leitores e quase a totalidade dos marmanjos interessados nas curvas do circuito.
Questionados sobre o fato do ano no tênis nacional, especialistas e o público, que, no caso de Tenisbrasil, também é um público especialista, apontam o ranking de Thomaz Bel- lucci. Não há como não terminar o ano feliz com o 36º do paulista.
Olhando para frente, mais consenso: Marin Cilic no top ten, Andy Murray ganhará um Grand Slam e Kim Clijsters volta para brigar pelo topo do ranking. Quem vai deixar saudade? Marat Safin.
Falta de consenso, só quando se imagina o futuro do tênis nacional.
Torcedores acham que Bellucci será o destaque do Brasil em 2010; experts apostam em Bruno Soares e Marcelo Melo. Nesse ponto, tomara que todos estejam certos.

EM 2009
A maior surpresa do ano foi a derrota de Nadal para Robin Soderling em Roland Garros. Depois, a de Federer para Del Potro nos EUA.

AINDA EM 2009
O trabalho da CBT ganhou nota 4 dos leitores. Jornalistas, mais críticos, e experts deram nota 6.

EM 2010
Entre os nomes da nova geração, Tiago Fernandes é a aposta para a próxima temporada.

AINDA EM 2010
Para os especialistas, Bellucci vai se manter entre os 50. Para os leitores, chegará ao top 30.

reandaku@uol.com.br


Texto Anterior: Brasil está no grupo dos EUA no Mundial-2010
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.